
A nova experiência da Tesla está a ser feita nas proximidades da Gigafactory da marca, no Texas, EUA. Toda a entrega foi gravada em vídeo, posteriormente divulgado, como podes ver abaixo.
O Tesla Model Y “cobaia” estava equipado com a mesma tecnologia e software presente nos robôs táxi da marca. Ressalve-se que toda a viagem foi devidamente supervisionada. Nunca foi necessária a intervenção humana nesta viagem de 30 minutos que incluiu uma passagem por autoestrada.
O teste foi exigente. Este Model Y teve que lidar com o trânsito local, semáforos, camiões de limpeza e todos os habituais desafios rodoviários.
Uma vez chegado ao seu destino – leia-se ao novo proprietário – o Model Y sofreu uma atualização no sistema, dispensando a tecnologia do robô táxi e adotando o convencional e conhecido sistema FSD (condução autónoma) da marca.
Como não podia deixar de ser, Elon Musk fez questão de divulgar esta entrega autónoma bem-sucedida na (sua) rede social X. Garante o conhecido empresário que não havia absolutamente ninguém no carro nem operadores remotos a controlá-lo em qualquer momento. Totalmente autónomo!”
Nos últimos tempos, a Tesla tem sofrido com relatos de vários atrasos na entrega de veículos em mercados cruciais como a Europa, Ásia e EUA. Com esta solução, Elon Musk pode estar a tentar resolver o problema.
No entanto, pode enfrentar questões delicadas em algumas regiões cruciais como a Europa. Recorde-se que recentemente as autoridades francesas colocaram em causa a condução autónoma da empresa, concluindo que esta é alvo de publicidade enganosa.
Anteriormente, o sistema FSD da Tesla foi também alvo de várias críticas relacionadas com o seu desempenho e fiabilidade. Será que Elon Musk vai conseguir avançar com mais esta ideia?