Aplicação para remover Apps chinesas é viral na Google Play Store com mais de 5M de downloads

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A aplicação para remover Apps chinesas no smartphone Android chegou pela primeira vez à Google Play Store no dia 17 de maio e rapidamente ficou viral. Aliás, a aplicação foi diretamente para o primeiro lugar na tabela de Apps grátis no segundo maior mercado do mundo, Índia.

A aplicação é simples e intuitiva. Simplesmente oferece a informação aos utilizadores de quais são as aplicações que são desenvolvidas por empresas chinesas. Depois, cabe ao utilizador decidir se as quer desinstalar ou não.

Aplicação já tem mais de 5 milhões de downloads na Google Play Store

A aplicação ficou estranhamente popular de um dia para o outro. Com mais de 5 milhões de downloads, a App é uma das mais descarregadas nos últimos tempos. Aliás, na Índia chegou mesmo a ultrapassar o Facebook, TikTok ou qualquer outra App grátis.

Com esta demanda, os desenvolvedores referiram que não estão a conseguir lidar com todo o feedback. Referindo que estão atentos ao feedback deixado na aplicação de forma a melhorar a sua App, contudo, que lhes está a ser impossível responder a todos os utilizadores. Imagino!

A aplicação conta com 4.9 estrelas na Google Play Store com mais de 200 mil avaliações. Ou seja, a aplicação parece fazer o que promete. Contudo, ainda não está perfeita.

Num olhar nos comentários, vemos que a aplicação ainda não está a detetar todas as Apps de desenvolvedores chineses. Exemplo disso é o PUBG Mobile. Criada pela empresa chinesa Tencent Games.

A aplicação está disponível na Google Play Store, porém, não na loja de Portugal. Ou seja, terás mesmo de instalar a APK da mesma se a queres instalar no teu smartphone. Algo que não recomendo.

Deves desinstalar Apps chinesas no teu smartphone?

Pessoalmente não acredito que as Apps chinesas sejam um problema. Vivemos na Era da globalização e ainda bem que tal é. Ainda que muitas das Apps na Google Play Store apanhadas com Spyware e Adware sejam de desenvolvedores chineses, não podemos (nem devemos) julgar todos por alguns.

Toma apenas atenção às Apps que instalas e às permissões que dás no teu smartphone. Isso sim é importante. Porque pode muito bem ser um hacker europeu a fazer essa maldade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 11: assim será o menu do "botão desligar"! Uma enorme mudança!
  • Huawei P30 Pro está a um preço imperdível! E ainda vale a pena comprar!
  • PlayStation 5: Sony adia o lançamento da PS5 dizendo que este "não é um momento de celebração"
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.