Um dos objectivos principais da Google recentemente é reduzir permissões. Principalmente com restrições de acesso a SMS e chamadas. Quantas vezes instalaste um jogo e é pedido acesso a SMS ou chamadas?
Não faz muito sentido para um jogo nem faz sentido para a maioria das apps que utilizamos diariamente. A não ser que a função da app envolva directamente o uso SMS ou chamadas, não faz sentido solicitar esse acesso.
Nesse sentido, a Google anunciou que o número de apps que pede essas permissões caiu em 98% nos últimos meses. Isto devido aos esforços da Google para melhorar os critérios de aceitação de apps e melhoria das APIs.
O que não falta por aí são notícias da Google a remover apps maliciosas da sua Play Store. Através do Google Play Protect, mais de 50 mil milhões de apps são analisadas diariamente.
Android é o sistema operativo mais utilizado do mundo
No seu keynote Google I/O, a empresa revelou mais detalhe sobre o vindouro Android Q. A Google reforçou os detalhes de segurança, privacidade e bem-estar digital.
A directora-sénior da Google, Stephanie Cuthbertson, acrescentou ainda que o Android está presente em mais de 2.5 mil milhões de equipamentos pelo mundo inteiro, um número massivo e uma conquista impressionante.
Na verdade, esse número deve ser bem maior pois Cuthbertson só considerou as estatísticas dadas pela própria Google Play Store. Existem milhares de dispositivos na China sem a loja que também utilizam Android.
Seja como for, estamos a testemunhar uma época de melhorias na loja do Android. A loja que sempre foi criticada por ter 30 aplicações de lanterna ou por não ser a mais segura está certamente a mudar algumas dessas opiniões.
Editores 4gnews recomendam:
- Co-fundador do Facebook quer ver a rede social fragmentada
- Google Gboard tem novo design na nova atualização (APK Download)
- Intel confirma lançamento de processadores de 10 nanómetros em junho