Após vários rumores de que o ChatGPT começaria a apresentar publicidades, eis que a informação foi confirmada pela empresa responsável. A sua implementação arrancará nas próximas semanas, ainda numa fase de testes.
Estas mudanças começarão a ser implementadas, em primeiro lugar, nos Estados Unidos. As publicidades aparecerão apenas aos utilizadores gratuitos e do plano Go do ChatGPT, o que significa que as restantes modalidades pagas não serão afetadas pela medida.
O anúncio desta alteração foi feito esta sexta-feira pela própria OpenAI (via Bloomberg). Segundo a empresa, esta decisão permitirá que "mais pessoas possam beneficiar das nossas ferramentas com menos limites de utilização".
Anúncios serão identificados e não interferirão com as respostas do ChatGPT
A OpenAI clarifica que todas as publicidades serão "claramente identificadas" e aparecerão numa área separada no fundo do ecrã. Deste modo, ela descansa todos os seus utilizadores que receiam que os anúncios possam interromper as suas conversas com esta IA.
Para os mais preocupados com a sua privacidade, a OpenAI clarifica que todas as tuas conversas com o ChatGPT não serão acedidas pelos anunciantes. Além disso, ela afirma que nunca irá vender as tuas informações a terceiros.
Os anúncios que chegarão em breve ao ChatGPT serão dirigidos a produtos patrocinados e serviços. A OpenAI acredita que esta adição ajudará os seus utilizadores a fazerem compras mais informadas com a ajuda da sua IA.
Foi ainda dito que nenhum anunciante irá influenciar as respostas que recebes do ChatGPT. Isso continuará a ser influenciado pelo que é mais importante para ti.
Medida visa aumentar a receita da empresa
A OpenAI não esconde que a decisão de avançar para a inclusão de publicidades no ChatGPT tem motivações financeiras. Com esta medida, ela acredita que conseguirá diversificar as suas fontes de receita.
Até agora, a empresa tem sido sustentada principalmente através de modelos de subscrição. Mas com o recente aumento dos custos para a manutenção e evolução da IA, ela viu-se obrigada a aumentar a entrada de dinheiro nos seus cofres.
Promoção do dia
O seu período de avaliação Premium terminou
