Android Wear 2.0 usa uma IA própria para as respostas pré-definidas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A primeira grande atualização para o Android Wear chegou esta semana e com ela vieram várias novidades para o sistema operativo da Google. Desde uma loja de aplicações própria e independente, a possibilidade de responderes às tuas mensagens diretamente do teu smartwatch até à Google Assistant, a versão 2.0 deste SO veio dar uma nova vida aos nossos smartwatches.

Vê também: Telegram revoluciona interação com o Android Wear 2.0

Há ainda outra funcionalidade interessante que faz parte do leque de novidades do Android Wear 2.0 que devemos especificar um pouco mais. Depois de outros serviços da Google, como por exemplo o Gmail, eis que é chegado também o momento dos smartwatches terem acesso às chamadas Smart Reply, ou se preferires, respostas pré-definidas.

Como o nome indica, trata-se de uma funcionalidade que te apresentará várias alternativas de possíveis respostas às mensagens que recebas. Desta forma, e com um simples toque no ecrã, poderás responder às mensagens recebidas.

Mas como consegui a Google colocar em funcionamento esta nova funcionalidade? Será mais um recurso da Google Assistant? Nada disso. Para que seja possível ao Android Wear 2.0 dar-te opções de resposta, a Google criou uma Inteligência Artificial para o efeito.

Expander, a IA offline do Android Wear 2.0

Esta Inteligência Artificial foi apelidada de Expander e funciona em modo offline, ou seja, continuará operacional mesmo quando não possuas uma conexão à internet. Para que o resultado fosse alcançado, os programadores da Google criaram um sistema que vai agrupando mensagens que requerem o mesmo tipo de resposta.

A partir daqui, a Expander faz uso de um mecanismo que analisa as tuas respostas e a forma como as escreves, para que te possa oferecer as opções o mais parecidas com os teus hábitos.

Os resultados finais foram tão surpreendentes que os programadores da Google estão já a equacionar formas de transpor esta tecnologia para outras aplicações no Android Wear 2.0. Contudo, aconselho-te apenas a utilizar este recurso em situações de sincera necessidade, sob pena de se perder o pouco factor pessoal presente neste tipo de comunicação.

Outros assuntos relevantes:

Bixby poderá ser afinal baseada na S Voice da Samsung

Nova imagem mostra parte traseira do Moto G5 Plus

iPhone 7 Preto: Utilizadores reclamam que tinta está a descascar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.