Android: SuperSU foi removida da Google Play Store

Rui Bacelar
Android Google Play Store SuperSU
A app para dispositivos móveis Android foi removida da loja oficial.

Talvez a melhor e certamente a mais popular aplicação (app) para dispositivos móveis Android com o intuito de explorar a raíz do sistema, a SuperSU desaparece agora da Google Play Store. Chega assim ao fim, pelo menos aparentemente, toda uma era.

Aliás, durante vários anos esta aplicação foi sinónimo de root, de rotear ou conceder permissões de raíz ao sistema Android. Algo que te permite, por exemplo, eliminar e remover apps e ficheiros de sistema caso assim o desejes.

Vê ainda: Play Store: 13 novos jogos que tens mesmo de instalar

Em primeiro lugar, para perceber o que terá causado a sua remoção da Google Play Store, temos que olhar para a sua história recente. Por conseguinte, vemos que em 2015 a Chainfire, a personalidade que criou a SuperSU, entrega a app à CCMT.

Todavia, o criador da app manter-se-ia no controlo da SuperSU durante mais alguns anos. Já mais recentemente tendo cedido o controlo completo à entidade supra-citada, mantendo-se este cenário até aos dias de hoje.

Aplicação SuperSU desapareceu da Google Play Store

Surpreendentemente assistimos agora à sua remoção da loja oficial de conteúdos do sistema Android, a Google Play Store. Mais ainda, não foi avançado qualquer motivo ou qualquer justificação para a sua notória ausência. Por conseguinte, tal como avança a publicação AndroidPolice, a comunidade dedicada a este sistema operativo ficou deveras surpreendida. Por conseguinte, esta mesma publicação pediu esclarecimentos sobre o assunto.

Android Google Play Store SuperSU 1
A aplicação era genericamente utilizada quando queríamos conceder permissões de root ao terminal Android.

Em primeiro lugar, nenhum dos canais ou redes sociais da empresa responsável pela SuperSU emitiu qualquer tipo de declaração. Seja o seu Twitter ou mesmo o perfil de Google+. Um total e completo silêncio que se alastra também à página de Facebook.

Em segundo lugar, também o fórum oficial da SuperSU se encontra atualmente desativado e completamente offline. Em suma, tudo indica que a aplicação para dispositivos móveis Android tenha sido completamente abandonada de vez.

Todavia, podemos ainda encontrar a mais recente versão, datando de janeiro de 2018, não na Google Play Store mas sim na APKMirror.

Editores 4gnews recomendam:

YouTube: Já sabes como ver o tempo que “desperdiças” a ver vídeos?

10 melhores antivírus para o teu smartphone

15 aplicações que tens mesmo de instalar no smartphone

Via | Fonte 1, Fonte 2

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.