Android receberá função que permite o arquivamento de aplicações

Carlos Oliveira
Comentar

A Google acaba de anunciar uma nova funcionalidade prestes a chegar ao sistema operativo Android. Esta novidade permitirá arquivar aplicações, evitando assim a sua desinstalação do smartphone.

Esta será uma alternativa à tradicional remoção completa de aplicações de qualquer smartphone Android. Um novo método cujo objetivo é ajudar os utilizadores a libertar espaço na memória do seu equipamento.

Arquivamento de aplicações é a nova funcionalidade a chegar ao Android

A novidade foi dada a conhecer pela Google numa publicação destinada aos programadores. Por essa via, a empresa responsável pelo Android revelou uma nova funcionalidade bastante útil para todos os utilizadores do seu sistema operativo.

Google Pixel 6

Este será uma alternativa à desinstalação de aplicações que beneficiará tanto o utilizador como os programadores. Os utilizadores conseguirão libertar espaço na memória dos seus smartphones, enquanto os programadores não registarão remoções das suas aplicações.

Segundo a Google, esta funcionalidade permitirá aos utilizadores reclamar cerca de 60% do espaço ocupado por qualquer app sem ter de a desinstalar. Ficará igualmente pronta a ser facilmente restaurada assim que o utilizador o desejar.

O arquivamento de aplicações irá preservar todos os dados associados à aplicação. Feito o seu arquivamento, esta ocupará um reduzido espaço de memória no smartphone do utilizador, para que este possa direcionar esse espaço para necessidades mais urgentes.

Os programadores receberão, em breve, todas as ferramentas necessárias para a implementação desta função nas suas aplicações. Um passo importante para que tudo esteja pronto a funcionar assim que a Google disponibilizar a novidade a todos os utilizadores do Android.

Mais pormenores sobre o funcionamento desta opção foram remetidos para ocasião posterior. A Google promete que em breve explicará melhor com funcionará o arquivamento de aplicações no seu sistema operativo.

O calendário para o lançamento desta novidade no Android não foi revelado pela Google. Ademais, fica por perceber se esta será uma funcionalidade exclusiva do Android 13 ou se será alargada a versões anteriores.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.