Android receberá função que permite o arquivamento de aplicações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Google acaba de anunciar uma nova funcionalidade prestes a chegar ao sistema operativo Android. Esta novidade permitirá arquivar aplicações, evitando assim a sua desinstalação do smartphone.

Esta será uma alternativa à tradicional remoção completa de aplicações de qualquer smartphone Android. Um novo método cujo objetivo é ajudar os utilizadores a libertar espaço na memória do seu equipamento.

Arquivamento de aplicações é a nova funcionalidade a chegar ao Android

A novidade foi dada a conhecer pela Google numa publicação destinada aos programadores. Por essa via, a empresa responsável pelo Android revelou uma nova funcionalidade bastante útil para todos os utilizadores do seu sistema operativo.

Este será uma alternativa à desinstalação de aplicações que beneficiará tanto o utilizador como os programadores. Os utilizadores conseguirão libertar espaço na memória dos seus smartphones, enquanto os programadores não registarão remoções das suas aplicações.

Segundo a Google, esta funcionalidade permitirá aos utilizadores reclamar cerca de 60% do espaço ocupado por qualquer app sem ter de a desinstalar. Ficará igualmente pronta a ser facilmente restaurada assim que o utilizador o desejar.

O arquivamento de aplicações irá preservar todos os dados associados à aplicação. Feito o seu arquivamento, esta ocupará um reduzido espaço de memória no smartphone do utilizador, para que este possa direcionar esse espaço para necessidades mais urgentes.

Os programadores receberão, em breve, todas as ferramentas necessárias para a implementação desta função nas suas aplicações. Um passo importante para que tudo esteja pronto a funcionar assim que a Google disponibilizar a novidade a todos os utilizadores do Android.

Mais pormenores sobre o funcionamento desta opção foram remetidos para ocasião posterior. A Google promete que em breve explicará melhor com funcionará o arquivamento de aplicações no seu sistema operativo.

O calendário para o lançamento desta novidade no Android não foi revelado pela Google. Ademais, fica por perceber se esta será uma funcionalidade exclusiva do Android 13 ou se será alargada a versões anteriores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Pixel 6a e Pixel Watch chegarão mais tarde que o previsto
  • Xiaomi: 12 Ultra chega no segundo trimestre de 2022 e Xiaomi 12 e 12 Pro com preços próximos do iPhone 13
  • Xiaomi: 5 produtos ideais para oferecer no Dia do Pai
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.