Android Q: Vídeo mostra-nos como será o próximo sistema da Google

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Foi hoje de manhã que tivemos acesso a imagens dovídeo que nos mostra mais em concreto aquilo que mudará.

Ainda que o vídeo esteja em Inglês, não há muitos problemas para perceber que as mudanças serão mínimas. Pelo menos para já.

O que mudará no Android Q da Google

Como é de esperar, esta é uma build nova, ou seja, ícones e pequenos pormenores continuam por polir. Temos o exemplo da barra da pesquisa Google que nos faz lembrar a antiga pesquisa no Android Eclair.

Porém, tirando esses pormenores, que vão ser melhorados à medida que o sistema da Google avança, podemos ver que a empresa de Mountain View focou-se na segurança do utilizador.

A segurança é prioridade no novo sistema

Logo depois de banir aplicações da Google Play Store que pedem acesso às SMS's e chamadas, a Google faz questão que os utilizadores tenham conhecimento em detalhe de quais as permissões que as aplicações pedem. Aliás, indo às definições consegues ver para que serve cada permissão que a aplicação solicita.

Ou seja, uma aplicação de LED Flash não precisa de ter acesso ao teu microfone. Se pedir esse acesso terá de explicar ao utilizador em detalhe para que precisa.

Mudanças visuais? Claro que sim! Dark Mode!

As mudanças visuais são visíveis, porém, reduzidas. Assim sendo, para já temos pequenas mudanças de ícones. As notificações só saem da parte superior ao deslizar para a esquerda e o Dark Mode é obviamente o mais relevante.

Já há muito que se pedia que a Google nos desse o Dark Mode no sistema Android. Eis que chegou a vez! Finalmente o Android Q trará de forma nativa.

Em suma, a melhor forma de veres as mudanças é no vídeo acima. Acredito plenamente que vás ficar entusiasmado com os pormenores do novo sistema da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Nike revela sapatilhas que apertam os atacadores com o smartphone

Samsung Galaxy S10 Plus foi avistado pela primeira vez em público

Pixel 3 Lite: Vídeo mostra-nos tudo sobre o smartphone

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.