Android Q vai trazer funcionalidade de segurança única para os Google Pixel

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Durante a Google I/O 2019 a empresa de Mountain View apresentou oficialmente o novo Android Q. No entanto, no meio de tantas novidades, várias funcionalidades acabaram por não ser reveladas. Graças ao lançamento da versão Beta 3 do Android Q, a equipa do XDA Developers deparou-se com uma funcionalidade muito interessante.

Como sabemos, a Google apresenta cada vez mais um foco centrado em funcionalidades de privacidade e segurança. Esta nova funcionalidade integrasse no segmento de segurança e será exclusiva dos smartphones Google Pixel. Ao que tudo indica, com o Android Q, os smartphones serão capazes de detetar quando é que um utilizador está envolvido num acidente de carro.

Infelizmente, não foram revelados muitos detalhes de como é que esta nova funcionalidade irá funcionar, sabendo-se apenas os contornos básicos da sua aplicação. A descoberta foi feita nas linhas de código da nova aplicação 'Safety Hub', uma das novas adições na nova versão do Android.

Como poderá funcionar esta nova funcionalidade

Nas linhas de código encontradas pela equipa do XDA Developers não ficou claro a forma como esta nova aplicação irá detetar o envolvimento num acidente de carro. Fazendo apenas referência que será preciso ativar algumas permissões.

Ainda que seja pura especulação, acredita-se que poderá ser necessário o acesso ao acelerómetro e também ao microfone. No entanto, não se sabe qual o tipo de tecnologia que será aplicado para conseguir identificar que se trata realmente de um acidente de carro.

Ainda no código da aplicação Safety Hub é revelado que após ser detetado um acidente, a aplicação envia imediatamente um alerta. Uma vez mais, não foi detalhada a informação, mas será possivelmente para serviços de emergência ou contactos pré-determinados.

Ao que tudo indica esta será uma funcionalidade exclusiva para os smartphones Google Pixel, mas possivelmente será apenas temporário.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google é alvo de mais uma investigação sobre abuso de poder
  • Google Pixel 3a ataca iPhone XS em nova campanha publicitária
  • Google Pixel 3a só receberá a beta do Android Q em junho
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.