Android Q pode finalmente ter a popular função já existente no iOS

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Estamos a aproximar-nos cada vez mais de conhecer a nova versão do sistema operativo mais utilizado do mundo, Android Q. A Google deverá apresentá-lo no seu evento I/O em maio.

Contudo, há quem concorde que quando se trata de sistema operativo, o Android fica atrás do iOS em algumas funções nativas. Uma delas é o reconhecimento facial.

Se utilizas smartphones de marcas como Samsung ou Huawei talvez nem tenhas reparado. Todavia caso utilizes um Google Pixel, por exemplo, irás notar que não existe reconhecimento facial nativo no sistema. Parece que isso vai mudar com o Android Q.

Android Q é "apanhado" com API de reconhecimento facial no código

Este rumor chega-nos pelo Androidheadlines, através do famoso site/fórum de desenvolvimento XDA Developers. Foram encontradas várias referências a reconhecimento facial no código do sistema operativo.

Nesse sentido, a Google provavelmente terá uma API (interface de programação de aplicação) dedicada ao reconhecimento facial. O mesmo foi feito para a leitura de impressão digital na altura do Marshmallow.

Primeiramente as vantagens aqui são claras: as aplicações poderão utilizar reconhecimento facial como uma camada extra de segurança. Poderás entrar em aplicações bancárias ou financeiras com a tua face. Esta adição também facilita bastante a vida a todo o tipo de programadores. Desta forma podem ter o reconhecimento facial na aplicação desenvolvida de origem e com compatibilidade nativa.

O reconhecimento facial nativo desde o iPhone X

Entretanto, é claro que não podemos deixar de mencionar a Apple e o seu polido iOS. O sistema operativo da empresa de Cupertino começou a suportar reconhecimento facial nativamente aquando do lançamento do iOS 11 e o iPhone X.

Isto remete-nos ao velho debate Android vs iOS e quem está a "brincar à apanhada" com quem. Por um lado é estranho que o reconhecimento facial não exista de origem no Android. Por outro sendo o Android distribuido por várias marcas, essa função está presente na maioria das "skins". Portanto a não ser que tenhas um Pixel, é provável que não te incomodes.

Em conclusão, tudo aponta para que um próximo smartphone Google tenha reconhecimento facial. Além disso temos também a tendência de 2019 que parece ser acabar com a notch. Vamos aguardar por mais novidades e ver o que nos espera por parte do pequeno robot verde.

Editores 4gnews recomendam:

MB Way – Um serviço de grande valor, mas totalmente gratuito

Xiaomi Mi A2: Cuidado com a última atualização, pode causar ‘bootloop’

Motorola Moto G6 e Moto G6 Play já têm o Android Pie ‘à vista’

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.