Android Q: Já é possível gravar o ecrã de forma nativa sem outras aplicações

Filipe Alves

A gravação de ecrã é uma das muitas novas características do Android Q. Ainda que o sistema operativo não nos ofereça novidades estrondosas a nível de design, este novo update traz mais segurança, dark mode e agora também confirmado a gravação de ecrã de forma nativa.

A gravação do ecrã de forma nativa já há muito que era pedida no Android. Até ao momento era necessário instalar aplicações para gravar o ecrã do smartphone. Aplicações que tinham sempre algum ponto menos positivo. Ou tínhamos marca de água, ou tínhamos de ter root, ou então tinha mais publicidade do que funcionalidade.

gravação ecrã Android Q

Com a nova possibilidade, os utilizadores do Android Q não terão problemas em gravar o ecrã o smartphone. Porém, parece-nos que esta funcionalidade é ligeiramente secreta. Pelo menos para já. Isto porque não está propriamente exposta a olho nu.

Gravação de ecrã está no Android Q. Mas ainda escondida

Para começares a gravar o ecrã tens de pressionar o botão de ligar/desligar e terás a possibilidade de desligar, reiniciar o smartphone ou até tirar uma captura de ecrã. Ao pressionares durante uns segundos no "captura de ecrã" terás um novo menu. É nesse menu que poderás começar a gravar o ecrã.

Vê o vídeo acima para saberes exatamente como funciona. A característica é simples, porém, não tenho a certeza até que ponto é que grava o som do smartphone ou do microfone.

Porém, temos de ter em conta que o Android Q ainda está em fase Beta, ou seja, ºé muito provável que a característica não venha a ficar escondida e é muito provável que venha também a gravar o som. Para já é isto que temos. Mas bom saber que a Google ouviu os seus utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.