Android Q: Já é possível gravar o ecrã de forma nativa sem outras aplicações

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

A gravação de ecrã é uma das muitas novas características do Android Q. Ainda que o sistema operativo não nos ofereça novidades estrondosas a nível de design, este novo update traz mais segurança, dark mode e agora também confirmado a gravação de ecrã de forma nativa.

A gravação do ecrã de forma nativa já há muito que era pedida no Android. Até ao momento era necessário instalar aplicações para gravar o ecrã do smartphone. Aplicações que tinham sempre algum ponto menos positivo. Ou tínhamos marca de água, ou tínhamos de ter root, ou então tinha mais publicidade do que funcionalidade.

Com a nova possibilidade, os utilizadores do Android Q não terão problemas em gravar o ecrã o smartphone. Porém, parece-nos que esta funcionalidade é ligeiramente secreta. Pelo menos para já. Isto porque não está propriamente exposta a olho nu.

Gravação de ecrã está no Android Q. Mas ainda escondida

Para começares a gravar o ecrã tens de pressionar o botão de ligar/desligar e terás a possibilidade de desligar, reiniciar o smartphone ou até tirar uma captura de ecrã. Ao pressionares durante uns segundos no "captura de ecrã" terás um novo menu. É nesse menu que poderás começar a gravar o ecrã.

Vê o vídeo acima para saberes exatamente como funciona. A característica é simples, porém, não tenho a certeza até que ponto é que grava o som do smartphone ou do microfone.

Porém, temos de ter em conta que o Android Q ainda está em fase Beta, ou seja, ºé muito provável que a característica não venha a ficar escondida e é muito provável que venha também a gravar o som. Para já é isto que temos. Mas bom saber que a Google ouviu os seus utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi 8 prepara-se para receber novas funcionalidades do Mi 9
  • Huawei P30 Lite é oficial! Mas com um nome diferente
  • Tumblr perde quase 100 milhões de visitas por banir conteúdo adulto
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.