Android Q faz da instalação de apps não verificadas um processo mais moroso

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A instalação de aplicações de fontes desconhecidas no Android é uma das suas vantagens. No entanto, com a chegada do Android Q, este processo passará a ser um processo bem mais chato por iniciativa da Google.

Com a chegada da segunda beta do Android Q constata-se que o sistema irá reverter automaticamente a autorização concedida aquando da instalação deste tipo de apps. Ou seja, esta irá prevalecer ativa apenas uma vez.

De uma forma sucinta, sempre que queiras instalar uma aplicação de fora da Google Play Store terá de lhe conceder a devida autorização. Algo que até agora se pensava ser um erro do Android Q, mas que com este nova versão se constata ser uma funcionalidade do sistema operativo.

Android Q quer desencorajar os utilizadores a usar apps fora da Play Store

O principal propósito desta medida é efetivamente tornar este processo mais chato e moroso. Em última instância, cansar o utilizar e assim desencorajar esta prática que apenas podemos encontrar no Android.

Por outro lado, devemos ver esta medida como uma forma de aumentar a segurança do Android. Grande parte do malware encontrado neste sistema operativo provêm precisamente de aplicações que chegam ao smartphone por fontes desconhecidas. Ao desencorajar esta prática, a Google previne, igualmente, a perpetuação deste cenário.

Ao longo das últimas versões do Android, a Google tem vindo a tornar esta prática mais complicada. Ao longo dos anos, a tecnológica tem encetado esforços para esconder esta opção nas Definições do sistema, por forma a dissuadir os utilizadores.,

No entanto, uma vez autorizado este tipo de instalação, esta poderia ser repetida vezes sem conta. Passava a ser um processo quase tão cómodo como a instalação de qualquer aplicação da Play Store.

Com a chegada do Android Q esta possibilidade deixa de existir e temos de pensar que é para o nosso bem. A Google tem em vista a melhoria da segurança do seu sistema operativo e, desta forma, a empresa acredita que fará muita gente pensar duas vezes antes de instalar este tipo de aplicações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Exodus é o protagonista do mais recente escândalo de segurança do Android
  • Youtube liberta desejada funcionalidade para utilizadores não Premium
  • Estas deverão ser as especificações do Samsung Galaxy A90

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.