Android Q: conhece as novidades do sistema operativo da Google

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 3 min.

O Google I/O é o evento anual da Google dedicado aos desenvolvedores. Na sua abertura, a empresa de Mountain View anunciou as novidades da próxima versão do seu sistema operativo mobile - Android Q. Além do esperado Dark Mode, a Google anunciou o Live Caption (captação ao vivo), Smart Reply (resposta inteligente) e ainda novas formas de melhorar a tua privacidade e abrandar a dependência do dispositivo.

A apresentação começou com a importância que a Google vai dar na sua próxima versão à integração com os dobráveis. O sistema operativo vai estar cada vez mais adequado a estes. E atividades como jogar serão mais cómodas, já que o jogo passará de um ecrã para o outro instantaneamente.

Live Caption: a qualidade de vida que precisas para assistir a vídeos

Certamente já estiveste num sítio público sem headphones, ou mesmo com muito barulho. Ou até numa reunião mais aborrecida e quiseste assistir a um vídeo sem som. O Live Caption traz legendas até ti, num vídeo que não era legendado.

Imagina que te enviam um vídeo. Estás numa reunião, e não o podes ver com som. Com o Live Caption, o vídeo fica automaticamente com legendas, e podes assisti-lo sem incomodar ninguém, e sem acabar envergonhado. Na demonstração, a funcionalidade foi executada em modo avião.

Smart Reply: A resposta inteligente que te facilita a vida

Certamente já recebeste aquela mensagem que vai sempre levar uma resposta típica. Com o Smart Reply, a resposta é composta pelo teu dispositivo e através de um clique, esta é enviada diretamente da janela de notificações. Se só quiseres enviar um simples emoji, é o que farás.

O Dark Mode chega finalmente

Esta era uma funcionalidade mais que esperada. A partir do Q, o Dark Theme vai estar à distância de um simples clique nas definições rápidas. Além disso, se ativares um modo de poupança de bateria, este também será automaticamente ativado.

Este será inerente a todo o sistema operativo. Quando tivermos imagens haverão mais certezas, mas ao que tudo indica este modo será aplicado a qualquer aplicação, seja ela desenvolvida pela Google ou não.

O controlo da privacidade vai ser maior

Um dos temas quentes não podia deixar de ser a privacidade. Esta terá um papel bastante importante no Android Q, já que a Google afirma que tem 50 novas definições de segurança e privacidade para explorares.

Aquela que foi destacada foi a do controlo da localização. Vais poder limitar a partilha de localização com uma app para apenas quando a estiveres a usar. Além disso, o sistema vai enviar-te notificações caso uma aplicação esteja a usar a localização sem estar aberta.

Foca-te no que é importante: usa o Focus Mode

O Focus Mode vai permitir-te selecionares as aplicações que te distraem. Imagina que precisas de estudar, mas não queres estar alheado do mundo. Desativas as notificações do teu email ou redes sociais, mas continuarás a ser notificado caso recebas uma chamada.

És tu que controlas o que queres que fique ativo, pelo que vais poder focar-te no que interessa. Além disso, a funcionalidade chegará no outono não só a dispositivos com Android Q, mas também a todos os que contam com o Android Pie

Os controlos parentais estarão mais completos

Compraste um smartphone ao teu filho, mas queres que este não abuse? O Android Q vai dar-te uma grande ajuda nesse sentido. Vais poder aprovar aplicações instaladas, estabelecer limites de uso, e até uma hora para dormir.

Se por acaso quiseres sem bonzinho e dar “só mais cinco minutos”, também vais poder fazê-lo através da função "bónus". A ideia é que a experiência de utilização seja mais produtiva, mas controlada de forma a prevenir mau uso.

Android Q ainda não tem data de lançamento oficial. Beta já disponível

Quanto a datas de lançamento, a Google ainda não foi específica. Pensando em anos anteriores, o verão é o mais indicado para que tal aconteça. Para já, se o teu for um dos 23 dispositivos selecionados, já podes experimentar a Beta do Android Q.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Nest Hub Max: O novo gadget que vais querer para uma casa inteligente
  • Android Auto recebe novo visual e fica muito mais prático!
  • Prémios da Google Play Store: Eis as Apps vencedoras!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.