Android. Sony prepara-se para lançar um Xperia sem jack 3.5mm

Rui Bacelar
jack 3.5mm Android Oreo Sony Xperia XA1 Ultra Android Nokia 8
A marca tem que repensar a sua estratégia. Bastará o Android Oreo para atrair os consumidores?

Um dos novos dispositivos Sony Xperia foi avistado na base de dados da agência norte-americana FCC, a Federal Communications Commission. Esta agência reguladora de mercado e do setor das telecomunicações é um ponto de paragem obrigatório para qualquer novo smartphone que se queira estrear nos Estados Unidos da América. Agora, ficamos a saber que este próximo smartphone com Android Oreo poderá abdicar do jack de 3.5mm.

As novidades chegam-nos através do XperiaBlog e no seguimento das declarações algo preocupantes de Kazuo Hirai, CEO da Sony. Note-se que este registo na FCC não nos deu todas as especificações ou características mas já é mais completo do que o habitual certificado desta agência.

Vê ainda: Android. Sony não desiste dos smartphones, até quando?

O dispositivo Android foi identificado nesta agência como tendo 152.79 x 72.42mm (altura x largura x espessura) de dimensões. O tamanho do seu ecrã ou tela não foi identificado mas, segundo os rumores, fala-se num display com 5.7 polegadas de diagonal. Informação que carece de mais confirmações e detalhes.

Note-se que para já não temos informações suficientes para deduzir o ratio de ecrã do novo dispositivo Sony Xperia. Contudo, é extremamente provável que beba novamente do design OmniBalance, a filosofia que tem caracterizado todos os smartphones da Sony desde o primeiro Xperia Z. Os bezels marcarão presença.

Sony Xperia com Android Oreo mas sem o jack

Mesmo assim, poderemos ter uma redução destas margens no novo produto. Tome-se o exemplo do Sony Xperia XZ Premium, o topo de gama Android lançado no ano passado. Dispositivo que mede 156 x 77 x 7.9mm e que vem equipado com um ecrã de 5.46 polegadas com um formato de ecrã 16:9. Olhando para as dimensões do novo Sony Xperia espera-se que pelo menos as margens tenham uma pequena redução. Infelizmente, as margens podem não ser a única coisa a sofrer uma redução. Também a versatilidade do smartphone pode ser afectada com a remoção do jack de 3.5mm.

Sony Xperia Android smartphone
Esquema presente na agência FCC, trará a versão do SO Android Oreo.

O esboço acima presente mostra-nos um dispositivo Sony Xperia com ecrã 16:9 (formato tradicional). Esboço este que é parte integrante do certificado de aprovação da FCC. Serve meramente para ilustrar alguns dos traços e características do dispositivo. Esta mesma ilustração mostra-nos um ecrã praticamente sem margens laterais e com o design característico OmniBalance.

USB do Tipo C substituirá a porta jack de 3.5mm

De fora parece estar a porta jack. O conector jack de 3.5mm para earphones, headphones e todos os demais acessórios que utilizem esta conexão. Segundo este esboço, a Sony, tal como as demais marca que optam pela mesma estratégia, está a criar um novo problema e não uma solução.

Um novo dongle para acoplar à porta USB do Tipo C, pelos vistos a única conexão presente neste Sony Xperia que já virá equipado com o sistema operativo Android Oreo. Resta saber que a marca já trará este dispositivo no Mobile World Congress 2018 que terá lugar no próximo mês de fevereiro, em Barcelona.

E tu, consideras possível a marca lançar um Sony Xperia sem a porta jack de 3.5mm? Será uma boa estratégia?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Samsung Galaxy S9. Já sabemos como será a Fotografia e Vídeo

Google Allo e Google Duo deviam seguir o exemplo do Google Pay

Android One . Xiaomi Mi A1 e as suas principais alternativas

Fonte | Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).