Android. Sony prepara-se para lançar um Xperia sem jack 3.5mm

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Um dos novos dispositivos Sony Xperia foi avistado na base de dados da agência norte-americana declarações algo preocupantes de Kazuo Hirai, CEO da Sony. Note-se que este registo na FCC não nos deu todas as especificações ou características mas já é mais completo do que o habitual certificado desta agência.

Vê ainda: não desiste dos smartphones, até quando?

O dispositivo Android foi identificado nesta agência como tendo 152.79 x 72.42mm (altura x largura x espessura) de dimensões. O tamanho do seu ecrã ou tela não foi identificado mas, segundo os rumores, fala-se num display com 5.7 polegadas de diagonal. Informação que carece de mais confirmações e detalhes.

Note-se que para já não temos informações suficientes para deduzir o ratio de ecrã do novo dispositivo Sony Xperia. Contudo, é extremamente provável que beba novamente do design OmniBalance, a filosofia que tem caracterizado todos os smartphones da Sony desde o primeiro Xperia Z. Os bezels marcarão presença.

Sony Xperia com Android Oreo mas sem o jack

Mesmo assim, poderemos ter uma redução destas margens no novo produto. Tome-se o exemplo do Sony Xperia XZ Premium, o topo de gama Android lançado no ano passado. Dispositivo que mede 156 x 77 x 7.9mm e que vem equipado com um ecrã de 5.46 polegadas com um formato de ecrã 16:9. Olhando para as dimensões do novo Sony Xperia espera-se que pelo menos as margens tenham uma pequena redução. Infelizmente, as margens podem não ser a única coisa a sofrer uma redução. Também a versatilidade do smartphone pode ser afectada com a remoção do jack de 3.5mm.

O esboço acima presente mostra-nos um dispositivo Sony Xperia com ecrã 16:9 (formato tradicional). Esboço este que é parte integrante do certificado de aprovação da FCC. Serve meramente para ilustrar alguns dos traços e características do dispositivo. Esta mesma ilustração mostra-nos um ecrã praticamente sem margens laterais e com o design característico OmniBalance.

USB do Tipo C substituirá a porta jack de 3.5mm

De fora parece estar a porta jack. O conector jack de 3.5mm para earphones, headphones e todos os demais acessórios que utilizem esta conexão. Segundo este esboço, a Sony, tal como as demais marca que optam pela mesma estratégia, está a criar um novo problema e não uma solução.

Um novo dongle para acoplar à porta USB do Tipo C, pelos vistos a única conexão presente neste Sony Xperia que já virá equipado com o sistema operativo Android Oreo. Resta saber que a marca já trará este dispositivo no Mobile World Congress 2018 que terá lugar no próximo mês de fevereiro, em Barcelona.

E tu, consideras possível a marca lançar um Sony Xperia sem a porta jack de 3.5mm? Será uma boa estratégia?

Assuntos relevantes na 4gnews:

. Já sabemos como será a Fotografia e Vídeo

Google Allo e Google Duo deviam seguir o exemplo do Google Pay

i A1 e as suas principais alternativas

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.