Android Oreo chega ao HTC One M8 com a LineageOS - Como Instalar

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Com mais de três anos de idade o HTC One M8 não receberá mais atualizações oficiais do Android. Por outras palavras, chegou ao final do seu tempo de vida útil. Sem mais suporte da marca. A última grande atualização recebida pelo dispositivo foi o Android 6.0 Marshmallow mas, graças à abertura do sistema, pode agora receber o Android Oreo 8.1. Isto, graças à ROM LineageOS 15.1 que ainda há pouco celebrou o seu primeiro d

Neste tutorial vamos dizer-te como é que podes instalar a LineageOS 15.1, baseada no Android Oreo 8.1 no teu HTC One M8. É um processo relativamente simples. Não são muitos passos a seguir mas claro, convém seguir com atenção cada um desses passos em seguida elucidados.

Android Oreo 8.1 para o HTC One M8? LineageOS 15.1 é a solução!

Se já tiveres alguma experiência com o procedimento de root, com o desbloqueio do bootloader (motor de arranque) e até mesmo com o processo de flash de ROM's então isto será bem fácil. Caso nunca tenhas feito este procedimento tem calma. Vamos explicar cada passo e convém que os sigas à risca.

Aliás, note-se que todo este procedimento de instalação da ROM é algo técnico. Deve, claro, ser feito com cuidado, paciência e alguma experiência em conceder permissões root ao Android. Caso não sigas este guia passo a passo, então poderás ter o teu smartphone brickado.

A 4gnews não se pode responsabilizar por qualquer dano, reparável ou não, que o leitor possa fazer caso não siga estas instruções à risca. Feito o aviso, procede com precaução. Vamos então!

Esta nova ROM chega-nos às mãos através do trabalho desenvolvido pelos programadores da comunidade XDA. É deles o crédito pela compatibilidade da LineageOS 15.1 com o HTC One M8. Esta foi personalizada, preparada e atualizada com o mais recente software da Google para que este smartphone possa usufruir de todas as novidades. Esta nova ROM baseia-se no Android 8.1 Oreo e já traz o mais recente patch ou pacote de segurança da Google.

Feitos os avisos, vamos começar. Há trabalho a ser feito se queres ter o Android Oreo a correr no teu belo HTC One M8. A primeira coisa a fazer será certificar-te de que o teu HTC One M8 tem um motor de arranque (bootloader) desbloqueado.

Passos antes da instalação da LineageOS 15.1

Em seguida vais ter que descarregar todos os ficheiros necessários à instalação da LineageOS 15.1 no teu dispositivo. Agora, vais guardar todos os teus ficheiros importantes antes de proceder a qualquer instalação. Desta forma não perderás as tuas informações mais importantes.

Agora, vai às Opções de Programador no teu HTC One M8. Encontrarás este menu dentro das Definições, sensivelmente no final do menu. Entra e ativa o mudo Depuração USB ou USB debugging. Se não tiveres as opções de programador, nas definições vai ao menu Acerca do Smartphone / dispositivo. Carrega cerca de 7 vezes no número da compilação. Não te esqueças de também carregar o teu smartphone. Pelo menos 80% da carga é aconselhado.

Como instalar o Android Oreo no teu HTC One M8:

  1. Descarrega todos os ficheiros que encontrarás mais abaixo
  2. Transfere (arrasta) os ficheiros AOSP-8.1.0 (ZIP) e as Gapps para a memória interna do HTC One M8
  3. Desliga o teu dispositivo. Carrega no botão diminuir Volume + botão Power no teu HTC One M8 – entrarás no modo Recovery
  4. No menu Recovery (TWRP) seleciona Wipe e faz um reset de fábrica (este procedimento apagará todos os ficheiros no teu smartphone). Lembra-te de guardar previamente a informação.
  5. Ainda dentro do menu Recovery (TWRP) seleciona Instalar e escolhe o arquivo LineageOS ZIP, faz um swipe para instalar e aguarda.
  6. Mais uma vez, no menu Recovery (TWRP) limpa a memória cache e a memória Dalvik
  7. De volta ao menu Recovery (TWRP) instala as Gapps a partir da memória interna
  8. Reinicia o teu smartphone
  9. O Android Oreo 8.1 estará instalado. O primeiro boot pode demorar algum tempo

Arquivos / ficheiros necessários – LineageOS 15.1, TWRP e Gapps

  • Descarrega aqui a ROM
  • Descarrega aqui a TWRP
  • Descarrega aqui as Gapps

Note-se que todos os aspectos e funções principais estão a funcionar sem erros ou bugs, tal como a telefonia, Bluetooth, Wi-Fi, todas as conectividades e até mesmo a câmara, GPS e outros parâmetros. Aliás, a ROM aparenta estar perfeitamente estável e funcional, julgando pelos comentários e feed-back do público.

Espero que todo o procedimento tenha corrido bem. Qualquer dúvida ou sugestão deixa-nos aqui o teu feed-back nos comentários. Relembro que todo este procedimento deve ser feito com o máximo cuidado. Todo o procedimento é feito por tua conta e risco.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 5 também vai receber o Face Unlock do OnePlus 5T, mas porquê?

alaxy S9 chegará com um novo carregador sem fios

MediaTek poderá fornecer modems LTE para a Apple em 2018

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.