Android Oreo da Google não chegou sequer a 1% dos utilizadores Android

Rui Bacelar
Android Oreo 8.0 Android Oreo 8.1 Motorola Moto G4 Plus utilizadores
Foi apresentado no passado mês de agosto e é a mais doce versão do Android @lifehacker

O sistema operativo iOS 11 da Apple até pode estar a espalhar-se de forma mais lenta do que as versões anteriores. Com efeito, só estava presente em cerca de 60% de todos os dispositivos Apple no mês passado. Um sinal de que os utilizadores estavam um pouco reticentes em instalar as novidades. Contudo, ao olhar para o Android Oreo, a 8ª versão do sistema operativo da Google. Vejamos a evolução nas tabelas de distribuição que acabam de ser disponibilizadas pela tecnológica.

Vê ainda: Vota nos prémios 4gnews! “Melhor Smartphone do Ano, Marca Revelação e Melhor Design”

Por outro lado, os utilizadores Android já sabem que não é propriamente fácil receberem imediatamente as mais recentes atualizações. Isto é, a menos que sejam utilizadores de um smartphone Google Pixel ou Nexus. E muito em breve até mesmo os Nexus deixarão de receber as atualizações. Em suma, até mesmo esses em breve deixarão de ser atualizados...

Android Oreo continua insignificante para os utilizadores

Então e porquê tamanha demora na chegada das atualizações aos dispositivos é justificada por vários factores.

Pior ainda, se tiveres um dispositivo vinculado a uma operadora então o cenário é ainda mais complicado. Ora, esta operadora terá que aprovar o pacote com as novidades. Processo que certamente demorará mais umas semanas ou meses consoante os casos.

Pode até parecer uma analogia forçada, ao comparar duas plataformas completamente diferentes. Contudo não deixa de ser verdade que os utilizadores Android estão a ficar para traz no que diz respeito às atualizações. Aqui, a culpa não é propriamente da Google mas nem por isso o cenário deixa de ser um pouco desanimador.

Nem mesmo com o Project Treble, uma possível solução apresentada pela Google para combater a fragmentação do seu sistema operativo está a ser adotado pelas grandes marcas. Pelo menos para já, a menos que tenhas um dispositivo da linha Pixel, dificilmente terás as mais recentes versões do sistema operativo.

Na prática, este Treble separa a raíz do Android, a estrutura ou framework do sistema da área / porção do sistema passível de personalização pelas construtoras. Em suma, estas poderão atualizar a base, a raíz ou estrutura do Android sem tocar no resto. Agilizar as atualizações via OTA (over the air) é o seu principal objectivo. Para já, poucas marcas o adotarão. Podem ver aqui as poucas que o fizeram.

Android Oreo foi apresentado em agosto pela Google

A mais recente tabela de distribuição publicada pela Google mostra-nos um cenário sombrio. A adopção do Android Oreo, versão lançada no dia 21 de agosto pela tecnológica está muito abaixo o 1%.

Com efeito, com base nas visitas à Google Play Store, apenas 0.5% dos Android's é que utilizam este Oreo. Um triste número. Um crescimento de apenas 0.2% face ao passado mês de novembro. Praticamente insignificante.

Olhemos então agora para os dados oficiais. São provenientes da própria Google que mensalmente esta avalia e regista as versões do seu sistema operativo em circulação podemos ver que pouco mudou face ao passado mês de novembro.

Android Oreo Google Dezembro utilizadores
A nova tabela de distribuição deste sistema operativo em dezembro de 2017

Esta situação deverá mudar, drasticamente em março e abril. Será aí que as marcas lançarão os seus próximos topos de gama. Desde a Samsung com os seus Galaxy S9 até à Xiaomi com o Mi 7.

Android Marshmallow continua a ser a versão mais popular

Tal como em novembro, este mês o Android Nougat continuou a crescer devido às atualizações do sistema operativo.

Estas atualizações continuam a chegar aos nossos dispositivos e aos novos equipamentos adquiridos e ativados. Contudo, foi também em dezembro que o Oreo começou a ser distribuído em maior número.

Note-se ainda que o Android Oreo (8.0) apesar de já ter entrado nas tabelas da Google apresenta uns insignificantes 0,5%, tendo crescido apenas 0,2% face ao mês anterior. Mais ainda, o Android Marshmallow 6.0 regista uma queda, nomeadamente de 1,2%. Mesmo assim, continua a ser, de longe, a versão mais popular, seguindo-se o Lollipop com 26,3%.

Em dezembro de 2017 temos o seguinte panorama de utilizadores:

  • Android Gingerbread - 0.4%
  • Android Ice Cream Sandwich – 0.5%
  • Android Jelly Bean – 5.9%
  • Android Kit Kat – 13.4%
  • Android Lollipop – 26.3%
  • Android Marshmallow – 29.7%
  • Android Nougat – 23.3%
  • Android Oreo – 0.5%

*Dados recolhidos pela Google com base no número de visitas dos utilizadores à Google Play Store durante o período de 7 dias que terminou no dia 11 de dezembro.

Android-Versões-.jpgVersões-Android-1.jpgVersões-Android-2.jpgAndroid-Nougat-em-Setembro.jpgAndroid-Oreo-dados-outubro.jpgGoogle-Android-Oreo.jpgAndroid-Oreo-Android-Nougat-Google-Android-Marshmallow.jpg

Em suma, e talvez nem seja mesmo preciso dizer que todo o sistema operativo da Google permanece imensamente fragmentado. Prova disso é o facto de a versão lançada em 2016 estar agora a crescer a bom ritmo ao passo que o novo Oreo, lançado no passado mês de agosto cresceu apenas 0.1% face ao mês passado. Assim é o mundo Android.

Assim é o estado do Android da Google no fim de 2017

Caso queiras, e, claro para não perderes os próximos artigos, listas, dicas e análises, fiquem atentos às nossas redes sociais.

Desde a página de Facebook, Instagram e também no YouTube, a mais famosa plataforma de vídeos do mundo. Aqui sim, poderás encontrar também as nossas LiveCasts semanais todas as segundas-feiras às 21:30, hora de Lisboa. Estas transmissões em directo são posteriormente publicadas sob o formato de PodCast. Para que assim possas desfrutar deste conteúdo em alta-qualidade.

E tu, qual é a versão do sistema operativo no teu smartphone? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Honor 9 Lite – Especificações e design confirmado!

Samsung Galaxy S9 chegará com uma versão dual-SIM

Apple iMac Pro – O computador mais potente da Apple chega dia 14

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.