Android Oreo 8.1 mostrará etiqueta de velocidade das redes Wi-Fi

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

E se o teu smartphone smartphone te dissesse se uma rede wi-fi será boa, má ou equilibrada com base na sua velocidade? E se, por pre-definição o Android Oreo 8.1 te apresentasse uma etiqueta com a qualidade das redes wi-fi? Ora, vai ser isso mesmo que vai acontecer assim que o teu dispositivo receber a mais recente versão da plataforma da Google para dispositivos móveis. Vem daí, vais gostar das novidades!

Vê ainda: Xiaomi Redmi 5 e 5 Plus são uma autêntica lição de humildade da Xiaomi

Já todos passamos por isto. Estamos no café, a desfrutar de um lanche ou simplesmente a por a conversa em dia. Eis que surge aquela vontade de dar uma vista de olhos no nosso email ou no Facebook. Eis que até há uma rede wi-fi aberta disponível mesmo para estas situações. Eis que te ligas à rede wi-fi aberta e a velocidade de navegação é incrivelmente lenta.

Android Oreo 8.1 ajudar-te-á a escolher a melhor rede Wi-Fi

Ora, e se tiveres várias redes sem-fios disponíveis e queres apenas uma. Apenas a melhor e mais rápida. Quão prático não seria poder ver a velocidade e rapidez de todas as redes disponíveis sem ter que recorrer a aplicações de terceiros. Simplesmente ao aceder ao menu das redes wi-fi no Android Oreo 8.1 mostrará aos utilizadores quais são as melhores redes.

Esta é uma daquelas funcionalidades que facilmente se explicam com uma imagem. Já por palavras podíamos estar aqui a tarde inteira a debater e a tentar explicar o que mudou. Sem mais delongas, deixo que a imagem fale por si.

Para além da intensidade das redes sem-fios a indicação sempre este lá. Quanto mais "cheio" estiver o ícone mais forte será a conexão do sinal. Contudo, agora com o Android Oreo 8.1 terás etiquetas que te ajudarão a escolher a melhor rede com base na sua velocidade. Desde "Lento, Ok, Rápida e Muito Rápida). Note-se que esta funcionalidade, estas etiquetas só serão apresentadas nas Redes Abertas.

Etiquetas de velocidade Wi-Fi no Android Oreo 8.1

  • Lenta = 0 - 1 Mbps
  • OK = 1 Mbps - 5 Mbps
  • Rápida = 5 Mbps - 20 Mbps
  • Muito Rápida = 20 Mbps+

Em suma, teremos quatro etiquetas, quatro categorias que te mostrarão as informações mais importantes sobre as redes disponíveis. Note-se que toda esta informação foi fornecida pela própria Google.

Com base em cada etiqueta de velocidade a Google recomenda a sua utilização para vários tipos de ações e tarefas. Eis as recomendações da gigante de Mountain View, California.

  • Lenta: Poderás fazer chamadas telefónicas e enviar mensagens de texto
  • OK: Poderás ler páginas da Web (sites), utilizar as redes sociais e até mesmo fazer stream de música
  • Rápida: Poderás ver a grande maioria dos vídeos
  • Muito Rápida: Poderás ver vídeos em elevada qualidade e todos os demais conteúdos, sem preocupações.

Em suma, se tens uma conexão Lenta, poderás fazer chamadas ou enviar mensagens de texto sem grandes preocupações. Em redes com velocidade "Ok" já podes fazer um pouco mais. Em redes com boa velocidade, mais ainda, e assim sucessivamente.

Caso já estejas a utilizar o Android Oreo 8.1 no teu dispositivo e tenhas algumas redes Wi-Fi abertas em teu redor diz-nos se já encontraste esta funcionalidade. Pessoalmente acredito que esta seja uma das melhores ferramentas do Android Oreo 8.1. E tu, o que tens a dizer sobre o assunto?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei – Em 2020 a Honor quer dominar o 2º maior mercado mundial

– Serão estas as primeiras imagens do Moto Z3 Ultra 2018?

T – O smartphone com melhor relação qualidade / preço de 2017?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.