Android: números oficiais revelam o seu grande problema

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Todos sabemos que as novas versões do Android têm uma grande dificuldade para se afirmarem no mercado. Isso deve-se à política de atualizações do sistema operativa da Google que deposita essa responsabilidade nas marcas.

Agora, a Google decidiu revelar os números de adoção do Android no mercado. Uma tabela que revela que o Android 10 continua a ser a versão do software mais usada no mundo, apesar do seu lançamento em 2019.

Android 10 continua a ser a versão mais usada em todo o mundo

Desde 2018 que a Google deixou de divulgar regularmente os números de adoção do Android no mercado de smartphones. Esses dados desapareceram do site oficial da americana e vigoram no Android Studio, disponível apenas para programadores.

Recentemente, a Google decidiu tornar pública a tabela mais recente e os dados atestam que ainda há muito a fazer no campo das atualizações. Isso deve-se ao facto de, quase no final de 2021, ser ainda o Android 10 a versão dominante.

Com efeito, o Android 10 representa 26,5% de todos os smartphones Android ativos no mundo. Falamos de uma versão lançada oficialmente na segunda metade de 2019 e continua a dominar o mercado dois anos após essa efeméride.

Em segundo lugar apresenta-se o Android 11 com uma quota de mercado fixada nos 24,2%. Números que demonstram que a estratégia de aceleração das atualizações desenvolvida pela Google está a dar alguns resultados, mas ainda longe do desejável.

Android 12 nem sequer faz parte desta tabela

Numa altura em que os utilizadores já esperam pela disponibilização do Android 12, é com tristeza que informamos que esta versão nem sequer faz parte desta tabela. Ou seja, a nova versão do sistema operativo da Google ainda é insignificante no mundo dos dispositivos móveis.

Isto revela que mesmo o Android 4 Jelly Bean, lançado no já longínquo 2012, tem mais expressão no mercado que o Android 12 lançado há poucas semanas. O primeiro pode ser visto em 6% dos smartphones Android ativos no mundo.

Estes números comprovam que ainda há um longo caminho a percorrer até que o Android se possa aproximar do iOS no quesito da atualização dos seus equipamentos. Possivelmente essa aproximação nunca irá acontecer, devido à natureza de código aberto do Android, mas a disparidade existe e deve ser mencionada.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 10 Pro pode desiludir os mais exigentes com um pormenor
  • Google Pixel 6a: design do gama-média deve seguir os melhores exemplos
  • Black Friday: Xiaomi POCO F3 está a um preço irresistível por tempo limitado
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.