Android KitKat em 14% dos smarthones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 1 min.

Bom dia pessoal! Como alguns de vós devem saber, a Google costuma publicar todos os meses um relatório sobre a distribuição de versões do sistema operativo Android.

Este relatório mensal serve principalmente para informar os criadores de software(developers), mas é sempre agradável, quanto muito não seja para satisfazer a curiosidade do público, permitindo ver a evolução da distribuição do Android.
Apesar de o relatório em si não dar aso a grandes debates, podemos ver alguns desenvolvimentos interessantes. Ora bem, como alguns de voçês devem saber, a mais recente versão do Andoid, 4.4 KitKat, teve um aumento lento, mas pouco a pouco foi sendo adoptado pelos nossos smartphones. Em retrospectiva, o Android 4.4 KitKat no mês passado tinha uma taxa de adopção de 8,5% e no mês anterior apenas 5%.
Maio foi um mês bem doce para o KitKat registando uma adopção de 14% em todos os smartphones Andoid. No mês anterior esse número rondava os 8.5% e 5.5% em Março.
Este aumento do Andoid 4.4 KitKat deveu-se à queda dos seus antecessores, é mesmo assim que as coisas funcionam. Ora, neste caso, o Jelly Bean 4.1 4.2 e 4.3, diminui de 60.8% para 58.4%. O Ice Cream Sandwich 4.0 diminui de 13.4% para 12.3%. Por último, o Gingerbread caiu de 16.2%.
Curioso como o Gingerbread ainda resiste aos ventos de mudança, um paradigma que tanto sugere boas notícias como algumas mais azedas. Se é bom saber que esta antiga versão do Android ainda satisfaz milhares de consumidores, por outro lado atrasa a evolução desta plataforma e a afirmação do novo Andoid 4.4 KitKat com tudo o que tem para oferecer ao seu smartphone.
No geral não é nada preocupante, os smartphones com o Gingerbread estão a atingir o fim do seu ciclo de vida, e vários fabricantes estão já a disponibilizar o Andoid 4.4 KitKat nos seus smartphones mais acessíveis.
Espero que tenham gostado e, como sempre, partilhem!
source
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.