Android: Esta falha bizarra pode comprometer o sistema!

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda hoje falámos de como a Google recompensa que encontra falhas no seu sistema. Seja um bug no Android ou no Chrome, a empresa anda de olho. Ou então não.

O recente patch de segurança de Fevereiro do Android revela uma falha no sistema operativo. Essa falha é uma lacuna considerada bastante grave.

De acordo com especialistas de segurança, parece que o sistema todo pode ser comprometido através de uma imagem.

Um ficheiro PNG modificado pode enganar-te e infectar o sistema

Em primeiro lugar, esta falha está relacionada com a abordagem do sistema em relação às imagens. O analista de segurança Craig Young afirma que esta é uma vulnerabilidade alarmante.

Em segundo lugar, o mesmo declara que esta situação já podia ter sido corrigida várias vezes pela Google. Contudo, a mesma continua a ser ignorada. Young descreve o processamento de media como uma actividade alto risco num sistema sem protecções.

A solução aqui é que o processamento de media seja mínimo para evitar contaminações em actividades diárias. Imagina infectares o teu smartphone apenas por navegar na internet.

Uma falha fundamental no Android

Nesse sentido, como é que ainda não testemunhámos uma catástrofe em grande escala, a explorar esta falha? A verdade é que o Android continua a ser um sistema com alguma segurança. Além disso, a maioria do conteúdo que consumimos não está "armadilhado" desta forma.

Mesmo assim, há preocupações por parte das empresas de segurança. Adicionalmente, temos as fabricantes que personalizam o Android e parecem estar a ignorar também esta falha.

Em suma, esta é de facto uma falha grave que pode ser explorada. Com cada vez mais escândalos tecnológicos a aparecer, é bom que a Google aborde esta situação de uma vez por todas.

Editores 4gnews recomendam:

Já começam os processos em tribunal por causa do 5G

Apple: Consumidores trocam cada vez menos de iPhone

Google: Mais de 3 milhões de dólares pagos a quem encontrou falhas

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.