Ainda hoje falámos de como a Google recompensa que encontra falhas no seu sistema. Seja um bug no Android ou no Chrome, a empresa anda de olho. Ou então não.
O recente patch de segurança de Fevereiro do Android revela uma falha no sistema operativo. Essa falha é uma lacuna considerada bastante grave.
De acordo com especialistas de segurança, parece que o sistema todo pode ser comprometido através de uma imagem.
Um ficheiro PNG modificado pode enganar-te e infectar o sistema
Em primeiro lugar, esta falha está relacionada com a abordagem do sistema em relação às imagens. O analista de segurança Craig Young afirma que esta é uma vulnerabilidade alarmante.
Em segundo lugar, o mesmo declara que esta situação já podia ter sido corrigida várias vezes pela Google. Contudo, a mesma continua a ser ignorada. Young descreve o processamento de media como uma actividade alto risco num sistema sem protecções.
A solução aqui é que o processamento de media seja mínimo para evitar contaminações em actividades diárias. Imagina infectares o teu smartphone apenas por navegar na internet.
Uma falha fundamental no Android
Nesse sentido, como é que ainda não testemunhámos uma catástrofe em grande escala, a explorar esta falha? A verdade é que o Android continua a ser um sistema com alguma segurança. Além disso, a maioria do conteúdo que consumimos não está "armadilhado" desta forma.
Mesmo assim, há preocupações por parte das empresas de segurança. Adicionalmente, temos as fabricantes que personalizam o Android e parecem estar a ignorar também esta falha.
Em suma, esta é de facto uma falha grave que pode ser explorada. Com cada vez mais escândalos tecnológicos a aparecer, é bom que a Google aborde esta situação de uma vez por todas.
Editores 4gnews recomendam: