A Microsoft já há muito que desenvolveu a sua assistente Cortana. Uma assistente de qualidade que não só está disponível no PC, mas também no telemóvel Android e iOS. Ou pelo menos estava.
Isto porque a Microsoft decidiu remover o apoio à aplicação nestes dois sistemas operativos. Inicialmente deixará de atualizar "skills" de terceiros e espera-se que a App seja removida das lojas de aplicações para o ano.
Microsoft tem outro objetivo para a Cortana
Inicialmente a Cortana chegou para combater com a Siri, Google Home ou até Alexa, porém, foi uma batalha sem grandes retornos. Os utilizadores Android e iOS continuaram sem dar muito uso à Cortana e por muito que esteja presente no PC, continua a não ser a escolha primária dos utilizadores.
Assim sendo, a Microsoft decidiu implementar a Cortana no Outlook Mobile, onde a assistente virtual também terá a capacidade de gerir o teu calendário, email, ou até juntar-se a reuniões.
Esta é uma clara desistência da Microsoft num setor que estava a dar mais dores de cabeça do que vantagens. Já há muito que vemos uma Microsoft focada nos utilizadores empresariais e com esta decisão voltamos a ver isso mesmo.
Assistentes virtuais nem sempre resistem
Há uns anos todos os fabricantes trabalhavam no seu assistente virtual, contudo, foram poucos aqueles que se conseguiram verdadeiramente destacar.
A Google e a Amazon com a "Google Assistant" e "Alexa" são as mais capazes do momento. Ainda assim, vemos fabricantes como a Samsung a investir na sua Bixby ou Apple na sua Siri. Assistentes seriamente inferiores mas que, mesmo assim, são mais usadas que a Cortana num smartphone Android ou iOS.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome: 2 novas funcionalidades que vais (garantidamente) adorar!
- Xiaomi POCO M2 Pro esgota em menos de 30 segundos! Incrível sucesso é fácil de explicar
- Huawei expulsou a Samsung do trono mesmo sem a ajuda da Google! Mas não vai durar muito