Android: cuidado com os clones deste jogo popular na Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Há um novo jogo grátis para Android que está a conquistar a preferência dos utilizadores. Em causa está o Wordle, um jogo de adivinha de palavras que se tem tornado viral desde os últimos meses de 2021, mas cuidado! Oficialmente não está disponível na Google Play Store para Android nem na App Store, para iOS.

Isto é, para jogares o Wordle, o jogo oficial, tens que recorrer ao teu navegador ou browser, existindo apenas a versão Web do jogo em questão. No entanto, uma simples pesquisa na Play Store e App Store encontrará vários títulos com esse mesmo nome, ou derivações extremamente similares ao novo jogo de palavras.

Cuidado com os clones do jogo na Google Play Store e App Store

Acima vemos um desses clones do Wordle, aparentemente genuíno, mas criado por outro programador, neste caso, o estúdio FatCat Studios - Word Games, já disponível na Play Store desde 2018.

O perigo reside, objetivamente, nas várias aplicações que se fazem passar pela versão do Wordle para dispositivos móveis, podendo algumas conter malware de algum tipo. Veja-se a quantidade de clones que uma simples pesquisa revela.

Importa frisar que a versão original do Wordle está disponível online e não nas plataformas móveis - Android e iOS. Algo que também levou o criador do jogo, Josh Wardle, a mostrar-se preocupado com a recente explosão em popularidade da sua recente criação.

Ao que tudo indica, o programador queria presentear a sua companheira, Palak Shah, com um novo jogo de palavras e quebra-cabeças com design moderno e espírito de desafio. Wardle assim o fez, misturando o seu nome e a palavra "word" para batizar o jogo de letras que acabaria de criar.

O sucesso deste jogo de palavras deixou o seu criador preocupado

O seu criador não esconde as preocupações que o sucesso abrupto do seu jogo causaria. "Viralizar não é nada incrível, para ser honesto. Eu tenho um sentimento de responsabilidade com os jogadores. Sinto que devo algo aos jogadores ao manter as coisas a funcionar e ao garantir que tudo esteja a agir corretamente", aponta.

Por outro lado, a história já nos mostrou vezes sem conta que, sempre que algum novo conteúdo se torna brutalmente popular, a tendência não passa despercebida a programadores sem escrúpulos.

Clones e cópias podem conter software malicioso na Play Store e App Store

Ou seja, sem existir uma app oficial do jogo para Android e iOS, temos vários clones que podem, ou não, ser idóneos para a plena fruição do Wordle. Isto é, torna-se muito provável que algumas destas cópias contenham algum tipo de malware ou scam.

Vimos isto a acontecer uma e outra vez com as aplicações mais populares a cada determinada altura, pelo que alertamos os leitores para tal facto. À data de redação deste artigo não existe uma versão móvel do Wordle para Android ou iOS.

Em síntese, explorem a versão Web e, caso pretendam ter algo similar nos respetivos smartphones, façam-nos por vossa conta e risco.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 12: Realme toma decisão atroz com o seu Realme Pad
  • Este smartphone gaming pode ser a grande surpresa da Xiaomi para 2022
  • Xiaomi MIX Fold chega com estas importantes melhorias em 2022
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.