
Utilizadores do Android Auto estão a queixar-se de um bug irritante que faz com que o carro desapareça do Google Maps. De acordo com os relatos nas redes sociais, a navegação da aplicação está a funcionar normalmente e todos os recursos estão disponíveis, no entanto, o ícone de carro ou a seta que indica a posição do veículo não estão a aparecer.
Com o problema, o mapa continua a mover-se corretamente conforme o veículo está a andar, porém isso pode gerar uma confusão no utilizador quando ele olha rapidamente para o ecrã. Em casos em que é preciso virar à esquerda ou à direita em ruas muito próximas, por exemplo, fica mais difícil saber onde o carro está localizado no mapa.
Como observa o Phone Arena, o problema parece estar relacionado principalmente a utilizadores que optaram por personalizar o ícone do Google Maps, embora utilizadores que não personalizaram o ícone padrão também estejam a ser afetados pelo bug.
Também há relatos de que o problema com o ícone a desaparecer acontece após o Google Maps ser minimizado brevemente ao alternar entre as aplicações do Android Auto ou abrir e dividir o ecrã com aplicações de multimédia e entretenimento.
Em alguns casos, utilizadores conseguiram resolver o problema ao desligar o telemóvel do Android Auto ou reiniciar o sistema operativo. Porém, isso não garante que o problema será resolvido em 100% dos casos.
A causa do problema apontada é o lançamento do Android Auto 16.1, no entanto, também há relatos de problemas com o Android Auto 15.9 e versões mais recentes do sistema.
Este não é um problema grave e deve demorar pouco a ser resolvido. Basicamente, uma simples atualização no sistema operativo pela Google deve solucionar este pequeno, mas inconveniente, bug do Android Auto.
Por enquanto, a Google ainda não reconheceu o problema. Se não está a ter este problema no seu carro, a recomendação é que mantenha tudo como está e evite atualizar o sistema operativo enquanto a Google não apresenta uma correção. Agora, se está entre os afetados, as únicas recomendações já mencionadas acima são: reiniciar o Android Auto ou desligar o smartphone do sistema.
