Android Auto será substituído pela Assistente Google com o novo Android 12

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A chegada do novo Android 12 marcará o fim do Android Auto nos smartphones. Ou melhor, é o início da transformação e migração desta app para a Assistente Google, trazendo todas as suas valências para "uma nova casa". Eis como se processará a mudança.

A tecnológica norte-americana Google já confirmou a sua intenção em encerrar a aplicação Android Auto, disponível para os smartphones Android. A controversa medida entrará em vigor assim que o Android 12 for publicamente disponibilizado em agosto.

A aplicação Android Auto chega ao fim com a distribuição do Android 12

Em vez da aplicação própria teremos assim a possibilidade de usar o Drive Mode ou Modo de Condução na Assistente Google. No que lhe concerne, este novo modo poderá ser ativado de forma simples através do Google Maps, ou na sua própria interface no Android Auto, disponível para alguns modelos de automóveis atuais.

"O Modo de Condução da Assistente Google será a nossa próxima etapa no sentido de melhorar a experiência de condução. Para quem costuma usar o Android Auto nos veículos abrangidos, essa experiência de utilização não desaparecerá. Para quem usa este serviço através do telefone, as funcionalidades serão transferidas gradualmente para o Modo de Condução na Assistente Google."

" A partir do Android 12, o modo de condução da Assistente Google incluído no sistema definirá a experiência de condução. De momento não temos mais informações para partilhar com os utilizadores", afirmou a Google num recente comunicado colhido pela publicação AppleInsider.

As funcionalidades migrarão para o Modo de Condução na Assistente Google

Em síntese, para os utilizadores e donos de veículos com suporte para o Android Auto, nada será alterado, de acordo com o programador que avançou estas informações à publicação supracitada. Mudará, sim, a experiência de utilização em smartphones.

Os primeiros sinais de que a Google encerraria a app Android Auto foram detetados pelo porta XDA Developers. Em algumas instâncias, ao abrir a aplicação Android Auto para Telefone, o sistema recusava-se a funcionar nesse modo de operação.

Isto era seguido da apresentação de uma mensagem que apontava a necessidade de utilização da Assistente Google no modo de condução. Mais ainda e já de acordo com a 9to5Google, a aplicação Android Auto para Telefone é incompatível com smartphones Google Pixel que já utilizem o Android 12. Este foram as evidência reunidas pelas partes citadas.

A inevitável integração na Assistente Google

A medida entrará em vigor com a disponibilização do Android 12 que se espera ter lugar ainda em agosto. Todavia, esta integração já era esperada desde o advento do Android 10. Com efeito, já então grande parte das funções do Android Auto foram incorporadas no sistema.

Entretanto, em 2019 a Google anunciaria a sua intenção de tornar a Assistente Google na principal ferramenta para condutores. No entanto, na altura ainda não surgiram todas as aplicações e funções disponíveis na app do Android Auto na Assistente. Perante esta lacuna, a Google lançou a Android Auto para Ecrãs de Telefone como medida temporária.

Tudo o que precisam deverá estar presente na Assistente Google

Por isso, é apenas natural que o Android 12 nos traga todas as funções da app Android Auto para a sua Assistente. Aliás, entre as novidades da próxima versão do sistema está a possibilidade de ativar a Assistente com um pressionar longo do botão On / Off.

A isto soma-se um reforçar dos comandos de voz, que poderão ser usados para desligar um dispositivo móvel. Ademais, teremos outras funções que ainda estão a ser preparadas e aprimoradas pelos programadores.

Espera-se, por fim, que a distribuição final, estável e global do Android 12 venha unificar a experiência de uso do Android Auto. Até lá, poderemos continuar a usar uma app dedicada para tal que será eventualmente substituída pela Assistente Google.

Em síntese, aguardamos agora pela chegada do Android 12. A distribuição deve começar ainda em agosto de acordo com a Google.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi Smart Standing Fan 2: compra a ventoinha mais barata na PCDIGA
  • Samsung Galaxy S21 FE: eis o aspeto do próximo smartphone barato e bom
  • PlayStation Now de 1 mês disponível por 1 € na PS Store
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.