Android vai avisar-te sobre apps perigosas de forma inteligente

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a Google, cerca de 95% das apps maliciosas são direcionadas para versões antigas do Android. Isto deve-se ao sistema de permissões de execução, introduzido originalmente no Android Marshmallow.

Nesse sentido, as coisas complicam-se ainda mais quando utilizadores instalam aplicações fora da Play Store. Para combater isto, a Google vai implementar uma medida até ao final do ano.

A Google Play Protect é o sistema de segurança inserido na loja de aplicações. O Play Protect analisa e classifica a segurança de todas as aplicações que entram na loja.

Nesse sentido, utilizadores passam a receber um aviso se tentarem instalar uma app que não esteja no Android API 26 ou acima. Por outras palavras, se tentares instalar uma aplicação que não seja suportada pelo Android Oreo ou superior, recebes o aviso.

Isto é uma parte importante do funcionamento de qualquer sistema operativo. Existem milhares de aplicações desatualizadas ou simplesmente abandonadas pelos programadores.

Assim sendo, a notificação é um pop-up que te relembra que a app que estás prestes a instalar pode não ser segura. É claro que se tiveres a certeza pode instalar à mesma, no entanto um aviso é bem-vindo para utilizadores mais distraídos.

Adicionalmente, a Google espera que esta medida incentive os programadores a atualizar as aplicações para APIs mais recentes. Além disso, também irá afectar de lojas de apps de terceiros como da Huawei, Xiaomi ou até mesmo a Epic Games com o Fortnite.

Em síntese, esta é uma medida muito importante na manutenção de segurança da Google. Com uma quantidade crescente de programadores mal intencionados, é cada vez mais importante as empresas apostarem num controlo maior.

Editores 4gnews recomendam:

Google Maps toma medidas para combater crise de overdoses

Contactos Google já tem uma nova versão e traz novidades! – APK

Google Fit vai passar a ter acesso exclusivo no Android e Wear OS

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.