Android: a jóia da Google e némesis da Apple celebra 15 anos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Se estão a ler esta notícia, há uma forte probabilidade de o vosso smartphone ser um dispositivo Android, a plataforma móvel mais popular do mundo! Lançada há exatamente 15 anos, no dia 5 de novembro de 2007, a Open Handset Alliance foi o maior fruto de uma então jovem empresa tecnológica previamente adquirida pela Google, a 11 de julho de 2005.

Como a história o provaria, nem mesmo a Google poderia antever o que esta plataforma móvel então desconhecida alcançaria. Da sua estreia obscura em máquinas fotográficas digitais até ao seu lançamento da sua primeira versão pública, já como Android, em 2008, a equipar o HTC Dream.

Android celebra 15 anos como plataforma móvel mais popular do mundo!

Atualmente, o sistema operativo Android é a plataforma móvel mais popular do mundo, com grande margem sobre o segundo classificado, o iOS da Apple. Com efeito, de acordo com a Statista, cerca de 70% de todos os smartphones usam o sistema da Google, segundo os últimos indicadores datados de fevereiro de 2022.

Indelevelmente associado à história dos telemóveis, o Android é, em 2022, universalmente conhecido e aceite. Porém, nos seus primórdios foi uma mera hipótese, uma plataforma móvel como tantas outras como o FirefoxOS, Ubuntu, BlackBerry OS, etc.

Hoje, temos o iOS e a Android, com este último a ser francamente mais popular. Entretanto, tivemos apostas como o Windows Phone e outros projetos de menor dimensão, todos já confinados aos anais da história num mercado puramente bicéfalo.

Primórdios humildes que catapultariam a Google e o seu Android

O Android foi criado para melhorar a experiência de utilização de dispositivos móveis, não para substituir a rainha Nokia, ou a marca sensação, BlackBerry. Porém, gradualmente e a cada nova geração do sistema operativo, as suas funções foram dando nas vistas.

Aceder ao email, tal como no computador. Ir ao YouTube e passar horas a ver os vídeos virais de então. Personalizar o dispositivo móvel cada vez mais estável. Cada vez mais produtivo. Cada vez mais repleto de aplicações na sua loja de Apps.

Assim nasceu o Android, a maior plataforma para dispositivos móveis

A Google deve muito do seu sucesso inicial à prova de fé da Qualcomm, da Motorola e da HTC. Esta foi a tríade que ajudou o Android e chegar ao grande mercado e, desde então, conquistaria o pódio e a preferência do grande público.

"O Android é a oportunidade para criar um melhor telefone". Este foi o espírito que cimentou a plataforma, aberta e acessível a todas as fabricantes para que a experiência de utilização do utilizador final seja cada vez melhor. O resto é história e atualmente apenas o iOS da Apple se compara em popularidade no mercado mobile.

A efeméride foi assinalada pela Google no seu blog oficial.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S23: estas são as melhores novidades para 2023
  • Apple confirma problemas na produção do iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
  • Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro: design totalmente revelado
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.