Continuam as novidades sobre as funções que a Google pretende estrear no Android 16 e é agora a componente de Inteligência Artificial e assistente digital a surgir em destaque.
No centro de novas funções está o Gemini e o aumento do papel que a tecnologia de IA da Google terá dentro do próprio Android. Até agora O Gemini tem sido usado na componente de assistente de voz, mas sem a capacidade de controlar Apps de terceiros como o ‘Assintant’ permite. Algo que estará perto de mudar.
"Encomenda-me Sushi!"
O Android Police fala de documentos recentes criados pela Google para ‘developers’ sobre o Android 16 DP1, e que sugerem a introdução de alterações na forma de integração das funções das Apps nos recursos do sistema.
Quer isto dizer que estará em preparação a introdução de uma API que permita ao Gemini executar ações em nome dos utilizadores dentro das próprias aplicações - além mesmo do que o Assistente Google permite. Como pedir comida ou fazer outro tipo de compras, por exemplo.
A mesma fonte esclarece que atualmente o Gemini já consegue interagir com serviços externos, mas está sempre dependente de extensões, das quais apenas consegue extrair dados. O utilizador “pode pedir ao Gemini para lhe dizer quando chega o seu voo, mas não lhe pode pedir para reservar um voo por si”.
O que a nova API vai permitir é exatamente a interação direta entre o Gemini e as aplicações instaladas. Segundo o Android Police, no documento é possível encontrar um exemplo dessa função: “por exemplo, uma função para encomendar comida pode ser identificada como 'encomendar comida'”, lê-se no documento.
A confirmarem-se as informações enviadas pela Google aos ‘developers’, o Android 16 poderá representar uma verdadeira revolução na forma como a IA usa as funções das aplicações para servir de assistente digital ao utilizador.
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e, ao participares, habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro - não deixes passar esta oportunidade e vota agora!