A primeira versão de testes do Android 16 foi disponibilizada ontem pela Google. Isto significa que muitos já puderam experimentar o novo sistema operativo e que mais pormenores sobre o mesmo começarão a ser divulgados.
Nesse contexto, temos agora notícia de uma nova funcionalidade de privacidade implementada pela Google. Esta irá esconder o conteúdo de notificações sensíveis no ecrã de bloqueio do teu smartphone.
Notificações de autenticação de dois fatores não serão totalmente reveladas
As novidades foram partilhadas pela publicação Android Authority e dão conta de um novo sistema que fará uma triagem do conteúdo das notificações recebidas. Caso o Android System Intelligence o classifique como sensível, esse conteúdo será ocultado.
A imagem acima mostra um exemplo perfeito de como esta novidade funcionará. Se no Android 15 os códigos referentes a uma autenticação de dois fatores eram revelados no ecrã de bloqueio, com o Android 16 isso já não acontece.
A nova versão do sistema operativo da Google dá conhecimento da receção dessa notificação, mas esconde o seu conteúdo. O objetivo é que olhares externos não consigam ver este tipo de informações sensíveis.
Os testes realizados pela Android Authority só conseguiram despoletar esta funcionalidade com códigos de autenticação de dois fatores. Contudo, não descarta a possibilidade de haver outro tipo de conteúdos que possam ser automaticamente classificados como sensíveis.
Importa notar que esta opção está ativa por defeito nesta primeira e precoce versão de testes do Android 16. Caso não queiras usar esta opção, poderás fazê-lo indo a Definições - Notificações - Notificações sensíveis.
No mesmo local, encontrarás ainda outras opções que te permitirão gerir as informações a surgir no ecrã de bloqueio do smartphone e que apps poderão lê-las. Tudo para que o utilizador tenha um controlo mais rigoroso na forma com as suas notificações se apresentam perante outras aplicações.
Esta novidade foi desenvolvida com base em algo muito semelhante que já existe no Android 15: Neste caso, o Android System Intelligence impede que outras aplicações possam ler o conteúdo das notificações consideradas sensíveis.
Quero, por fim, sublinhar que o Android 16 está ainda em fase de testes, bem como esta excelente novidade. Isso significa que até à versão final do sistema operativo - a chegar em junho de 2025 - as coisas podem ser diferentes.
Já votaste nos Prémios 4gnews 2024? O teu voto é essencial para eleger o melhor da tecnologia e, ao participares, habilitas-te a ganhar uma cadeira noblechairs HERO no valor de 469,90€! As votações são até 5 dezembro - não deixes passar esta oportunidade e vota agora!