Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Android 16 pode ajudar (e muito) a usar o Google Wallet: eis a razão

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Nas últimas horas, ficamos a conhecer alguns rumores acerca do Android 16. Neste caso, sobre uma nova configuração que iria tornar mais simples o acesso ao Google Wallet. Na prática, um toque duplo no botão de ligar/desligar seria o suficiente para aceder à app.

Quem avança essa possibilidade é a 9to5 Google, fonte especializada da Google, que dá a conhecer este novo atalho. Recorde-se que, atualmente, esse “double tap” permite a abertura da aplicação da câmara.

O duplo toque só permite abrir a app do Google Wallet?

Como refere a mesma fonte de informação, não seria apenas o Google Wallet que iria abrir desta forma com o Android 16. Supostamente, também as “outras aplicações de carteira” funcionariam do mesmo modo.

Tele Android 16

Não deixa de ser curioso que a função em si não seja propriamente nova. Para os utilizadores de iPhone, por exemplo, o duplo toque já permite abrir a app Wallet. O que é mais útil? É certamente uma questão subjetiva, mas ambas as formas podem dar bastante jeito.

Efetivamente, ter os cartões sempre à mão ajuda a poupar tempo. No entanto, aceder à câmara ao fim de 2 toques também permite captar imagens de forma mais ágil. Aparentemente, a Google está com intenções de seguir as pisadas da Apple.

Os utilizadores do Android 16 poderiam decidir a função preferido ao duplo toque

Sobre esta alternativa do Android 16, é importante referir que o utilizador teria a possibilidade de definir a função que lhe é mais útil. Pelo menos, é isso que sugere o código do Android 16 Beta, em relação ao menu “Botão de Energia de Toque Duplo”, na secção “Gestos”, nas definições.

Na prática, o utilizador pode escolher se prefere que os dois toques abram a Wallet ou a câmara. Há ainda uma terceira opção, que é desativar a função, quer para um caso quer para o outro.

Os nossos colegas da Android Authority desvendaram esta ferramenta no QPR2 Beta 3 do Android 15. De qualquer forma, só é expectável que o lançamento oficial seja feito com o Android 16.

Xiaomi Poco X7 Pro
Um telemóvel recente da Xiaomi com o Android 15Xiaomi Poco X7 Pro
376,01 €Amazon
Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.