Ainda que muitos equipamentos Android estejam agora a receber o Android 15, a Google já segue a todo o vapor com a próxima geração do sistema operativo. A versão Beta 4 do Android 16 — uma versão de pré-visualização para programadores — já está disponível para os utilizadores de dispositivos Pixel a partir do modelo 6.
A nova atualização traz uma série de ajustes subtis — mas relevantes — na experiência do utilizador. O site 9to5Google conseguiu comparar diretamente as diferenças entre o Android 16 Beta 3 e o Beta 4 através de capturas de ecrã lado a lado. Estas são as principais novidades.
Cor dinâmica nos relógios do ecrã sempre ligado (AOD)

Comecemos pelas mudanças visuais. Uma alteração discreta mas visível está nos relógios expressivos e “borbulhantes” do Always-On Display, que agora passam a usar cor dinâmica nos contornos.
Antes, esses elementos apareciam apenas a branco, mas agora seguem a paleta do sistema, oferecendo uma aparência mais integrada com o fundo e com o tema do dispositivo.
Menu de apps recentes com nova opção "Fechar"

No Android 16 Beta 4, há uma novidade no menu de apps recentes: ao manter o dedo pressionado sobre o ícone de uma aplicação aberta, surge uma nova opção chamada “Fechar”. Esta ação equivale ao gesto de deslizar a app para cima para a remover da multitarefa.
Não é o mesmo que “forçar paragem”, mas é uma forma mais rápida de encerrar aplicações. A nova opção aparece ao lado de outras já conhecidas, como “Ecrã dividido” ou “Pausar app”.
Arte do media player fica mais escura

Outra mudança estética: a Google ajustou o visual do media player no sistema, escurecendo a arte do álbum ou conteúdo multimédia que aparece durante a reprodução. Esta mudança aplica-se especificamente aos dispositivos Pixel.
Saúde da bateria desaparece (em alguns casos)

Se estavas a acompanhar o novo menu de saúde da bateria que apareceu nas versões anteriores, atenção: em dois dos três dispositivos testados, essa secção desapareceu por completo. Há relatos de utilizadores que ainda a conseguem ver, o que sugere que poderá estar a ser desativada gradualmente ou apenas escondida em alguns modelos.
Outras novidades práticas

- Demonstração da navegação por gestos: agora é possível ver uma demonstração das animações no caminho Definições > Ecrã e toque > Modo de navegação > ícone de engrenagem.
- Novo atalho “Lista de aplicações”: disponível ao pressionar longamente no ecrã inicial com o Pixel Launcher. Pode facilitar o acesso a apps que não estão fixadas.
Problemas corrigidos no Android 16 Beta 4
Como seria de esperar de uma beta, várias correções foram incluídas nesta versão. Eis os bugs resolvidos:
- Corrigido um problema que fazia desaparecer o mapa do radar na app de meteorologia do Pixel (n.º 407282089)
- Correções em atrasos de toque e feedback tátil (n.º 400455826, n.º 398829454)
- Resolvido um bug que causava consumo excessivo de energia (n.º 395519809)
- Corrigido o problema de reinicialização ao atender chamadas em determinados cenários (n.º 402639338)
- Solução para o erro que causava reinício do sistema ao ativar a ampliação de ecrã (n.º 408330740)
- Corrigido um problema em que o protetor de ecrã não iniciava (n.º 398963286)
- Corrigida uma falha que fazia o telemóvel reiniciar ao usar a API de alcance (n.º 406577030)
Além destes, a Google confirmou ter resolvido diversas outras falhas que afetavam diretamente a estabilidade geral do sistema e o desempenho, incluindo uma falha específica relacionada com o Pixel Launcher.
O Android 16 ainda está em desenvolvimento e, como sempre, os testes em beta servem precisamente para afinar este tipo de detalhes. Mas, com estas melhorias, a nova versão do sistema operativo começa a ganhar forma — e a preparar terreno para um lançamento mais estável nos próximos meses.
Promoção do dia!