Android 15 trará novo modo de utilização ideal para idosos

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O lançamento da última versão beta do Android 14 trouxe consigo pistas de uma nova funcionalidade que a Google poderá incluir no Android 15. Em causa, um novo modo de utilização simplificada do smartphone, indicada para o público mais idoso ou menos experiente.

Este novo modo de utilização irá fazer uma adaptação da interface do sistema operativo de modo a torná-la mais intuitiva. Embora as primeiras pistas surjam nesta versão beta, é pouco provável que esta novidade seja disponibilizada fora do contexto do Android 15.

Modo de "pré-definição fácil" facilitará a navegação e melhorará a legibilidade no smartphone

As pistas deste novo modo de utilização foram encontradas pela publicação Android Authority após uma análise mais profunda da versão QPR3 do Android 14. Aí, descobriram uma nova opção chamada "pré-definição fácil" que irá alterar algumas definições do sistema.

Android 14 easy pre-set
Créditos: Android Authority

Segundo consta no código desta versão beta do Android 14, esta opção visa "melhorar a legibilidade e facilidade de navegação. Fá-lo-á "ampliando ícones e texto, adicionando contraste e negrito e adicionando botões de navegação na parte inferior do ecrã."

Outra mudança que o pessoal da Android Authority notou com esta opção é a definição de uma imagem de fundo preta no ecrã principal do smartphone. As razões para tal não são conhecidas, podendo tratar-se de um erro ou simplesmente uma forma de reduzir distrações.

Por enquanto, ainda não é possível ativar este modo mesmo para quem corre a versão QPR3 do Android 14 no seu smartphone. Nela constam apenas algumas pistas daquilo que a Google estará a desenvolver.

Esta versão do Android 14 só passará para o modo estável em junho próximo e poucos acreditam que esta opção de facilidade de uso possa fazer parte da mesma. É mais provável que integre a próxima grande versão do sistema operativo, ou seja, o Android 15.

Seja como for, é louvável vermos a Google a adaptar o seu software para um público mais limitado nas lides tecnológicas. Em especial o público mais idoso que não está tão familiarizado com o Android ou que sofre de alguma limitação visual.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.