Android 15 trará algumas mudanças estéticas. Sabe o que muda

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Há vários anos que o design geral do Android não muda muito. Na verdade, os ícones de alguns elementos presentes na barra de estado deste sistema operativo não mudam desde o Android 5.0 Lollipop, lançado em 2014.

Mas tal como avança a publicação Android Authority, o Android 15 deverá introduzir algumas mudanças estéticas na sua barra de estado. Este é o local mais acima do ecrã do teu smartphone, onde podes ver os ícones de notificações, relógio, bateria, Wi-Fi e outros.

Barra de estado receberá finalmente uma atualização com o Android 15

Tal como se pode ver pelas imagens partilhadas, as mudanças nos ícones no topo de ecrã regressarão à filosofia de design segmentado. Ou seja, será um regresso à era pré-Android 5.0, mas que trará algo diferente para o sistema operativo da Google.

Android 15
Ícones no Android 14 - Créditos: Android Authority

As mudanças estarão presentes nos ícones do Wi-Fi, força do sinal de rede e na bateria. Os dois primeiros voltam a introduzir um ícone com várias barras que se preencherão conforme a força do sinal.

Já o ícone da bateria estará na horizontal e a sua percentagem passará para o interior do ícone. São mudanças tímidas, é certo, mas mostram que a Google reconhece que é tempo de mudar alguma coisa no design do seu sistema operativo.

Android 15
Ícones no Android 15 - Créditos: Android Authority

Android 15 trará feedback háptico para as definições rápidas

Outra alteração observada pela Android Authority no Android 15 é a introdução de feedback háptico nas definições rápidas do sistema. Por exemplo, quando o utilizador fizer uma pressão prolongada no ícone do Bluetooth para abrir as suas definições, o smartphone vibrará ligeiramente.

De forma semelhante, este tipo de vibração também será adicionada ao nível de volume do smartphone. Isto significa que conforme ajustares o volume do teu equipamento, este irá vibrar de modo semelhante ao que sucede com o nível de brilho do ecrã.

Estas ligeiras mudanças no Android 15 ainda não estão disponíveis na segunda versão de testes do sistema operativo. Elas tiveram de ser ativadas manualmente pela fonte.

De qualquer modo, isto significa que a Google está a trabalhar nestas novidades. É possível que as mesmas possam constar da próxima beta do Android 15 e aguardaremos para perceber se serão parte da sua versão final e estável.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.