Android 15 poderá permitir partilha de áudio com dispositivos próximos

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

O Google está a preparar-se para adicionar um recurso dedicado à "partilha de áudio" ao futuro Android 15. O recurso vai permitir que os utilizadores partilhem transmissões de áudio com dispositivos próximos através de Bluetooth Low Energy (LE), sem necessidade de emparelhamento.

A novidade foi descoberta pela página Android Authority no código da versão do Android 14 QPR2 Beta 3, o que indica que a funcionalidade pode vir em uma das próximas atualizações do sistema operativo.

Expansão do Auracast motivou novo recurso do Android

Auracast
Iamgem: Divulgação / Auracast

Lançado há mais de um ano e meio, o Auracast é um recurso do padrão Bluetooth LE Audio que permite a transmissão de áudio para dispositivos próximos, uma excelente saída para os utilizadores que não assinam plataformas que já disponibilizam a funcionalidade de escuta social integrada, como o Spotify.

A utilização do Auracast, contudo, exige que os dispositivos emissores e recetores suportem o recurso. O problema é que o mercado não contava com muitos headsets que suportassem o Auracast. Mas 2024 é o ano em que isso deve mudar.

Com uma grande maioria dos smartphones já a oferecer suporte para o recurso, a expetativa é de que os fabricantes de acessórios desenvolvam novos produtos que já se adequem a isso. E o Google precisava preparar-se para novos auscultadores compatíveis com o Auracast.

código android
Código encontrado pela página Android Authority

De acordo com o Android Authority, a base de códigos da versão do Android 14 QPR2 Beta 3 contém linhas que descrevem uma página com um “switch”, um botão para partilhar áudio.

Além disso, o site ainda encontrou nos códigos um botão para fazer scan a código QR, para conectar-se a um fluxo de áudio próximo. Botão para alterar com qual dispositivo Bluetooth ouvir e uma secção que lista fluxos de áudio próximos.

Recurso deve ganhar destaque com o Android 15

partilha de áudio android
Imagem: Captura de ecrã / Android Authority

Desde o Android 13, o Google já tentava trabalhar a integração do Bluetooth LE Audio. Contudo, a ativação do recurso só era possível por meio de um botão no alternador de saída de media do Android. A mudança do Android 15 deve colocar a funcionalidade em destaque nas Definições do aparelho.

O site Android Authority conseguiu iniciar manualmente a página encontrada nos códigos do Android, e a forma como o novo recurso deve se apresentar pode ser vista no screenshot acima. De acordo com o site, a nova página de fluxos de áudio aparecerá em Definições > Dispositivos conectados > Preferências de conexão.

Por enquanto, não há informações de quando o recurso vai estar disponível para todos, e se já deve vir no lançamento do Android 15 ou em futuras atualizações.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.