Android 15 pode trazer correção de carregamento rápido há muito esperada

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O suporte para carregamento rápido tem vindo a evoluir bastante nos últimos anos no universo de terminais Android. Infelizmente, o sistema operativo da Google não tem acompanhado esta evolução e com apenas 7,5 watts de energia coloca no ecrã que o terminal “está a carregar rapidamente”.

Mas há boas notícias. O Andorid 15 pode corrigir esta falha e como será lançado ainda este ano, a solução vai chegar em breve à mão de todos os utilizadores.

Google vai aumentar limite de watts

smartphone a ser carregado
Google resolve questão de carregamento depois de Samsung e Xiaomi já terem feito os ajustes necessários Crédito@OnurBinay/Unsplash

De acordo com as informações divulgadas pelo site Android Authority, a Google vai resolver este problema de uma forma bastante simples: vai ajustar as definições do carregamento rápido no sistema, ampliando o limite de watts.

Segundo o referido site, a gigante de pesquisa tem planos para alterar para os 20 watts. No entanto, esta alteração não está ainda disponível na versão beta mais recente do Android 15, ainda que deve ser disponibilizada na versão final do novo sistema operativo.

Samsung e Xiaomi já fizeram os seus próprios ajustes

Entretanto, a Samsung e a Xiaomi, duas das principais marcas do universo Android, fizeram já os seus próprios ajustes neste capítulo do carregamento rápido nos seus smartphones.

O Xiaomi 14 Ultra, por exemplo, mostra a mensagem “carregamento” quando está ligado a um adaptador de 10 watts. Já quando está a usar um adaptador de 20 watts a mensagem é “carregamento rápido”. Por fim, quando está a fazer uso do suporte de 67 watts ou 120 watts da empresa a mensagem é “a carregar rapidamente”.

A Samsung usa um conceito semelhante. Quando os seus smartphones estão a usar adaptadores de 25 watts, no ecrã surge a mensagem de “carregamento super rápido”. Já quando é usado um adaptador de 45 watts, no ecrã aparece a frase “carregamento super rápido 2.0”.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt