Android 14 traz uma funcionalidade que todos os utilizadores vão adorar

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Android 14 trará no seu portefólio uma nova funcionalidade que mudará significativamente o multitasking neste sistema operativo. Em causa, a possibilidade de arrastar e largar ficheiros e texto entre aplicações.

Graças a este novo recurso, os utilizadores terão uma flexibilidade nunca vista para partilhar informação entre aplicações. Será, sem dúvida, uma das novidades mais apreciadas por todos os utilizadores do sistema operativo da Google.

Android 14 permite arrastar e largar ficheiros entre aplicações

Muitos poderão estranhar como esta funcionalidade será uma novidade no Android. Atualmente, já é possível fazer esta operação quando tens duas apps abertas em simultâneo no modo de ecrã dividido.

Com o Android 14 passará a ser possível arrastar e largar ficheiros e texto entre aplicações abertas em ecrã completo. Ou seja, podes selecionar o que desejas numa app, minimizar essa, abrir outra e largar lá a informação que desejas.

Looks like Android 14 will finally let you use system navigation while you're dragging & drop items.That is, you can take a photo or text from one app, open another app and drop it there. (Previously, this was only possible in split screen.) *Just like on iOS* pic.twitter.com/bolwp3aE6E

— Наиль Садыков (@Nail_Sadykov) 18 de maio de 2023

Conforme podemos observar na publicação acima feita por Nail Sadycov, o processo despoleta quando o utilizador faz uma pressão prolongada num ficheiro ou texto. Após isso, poderás utilizar outro dedo para abrir outra aplicação e largar a informação no local de destino desejado.

Basicamente, serão introduzidos novos gestos no Android que facultarão a movimentação de ficheiros e texto entre aplicações abertas. Será um mecanismo bastante próximo ao que é possível fazer num computador, mas apenas com gestos.

Graças a esta novidade implementada no Android 14, será muito mais simples partilhar ficheiros, imagens ou texto com os teus contactos. Como já mencionado, será uma valiosa novidade para quem faz muito multitasking no seu smartphone.

Em adição a esta novidade, o Android 14 trará novos gestos para navegar entre aplicações. Tudo indica que poderemos utilizar deslizes para regressar ao ecrã principal ou para o ecrã anterior. Até agora, apenas podemos retroceder ao fazer um deslize desde a lateral do ecrã.

Esta funcionalidade está para já disponível na versão beta do Android 14. Esperamos que integre a versão final e estável do sistema operativo quando chegar a todos os utilizadores no verão.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.