Android 14 trará o envio de SMS por satélite a todos os smartphones

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gama de smartphones iPhone 14 da Apple foi a primeira a trazer as comunicações por satélite, exclusivamente para situações de emergência, para os seus dispositivos móveis. É um precioso recurso de acessibilidade e garantia de comunicações mesmo que o utilizador esteja numa zona sem cobertura de rede móvel. Agora, ficamos a saber que também o Android 14 da Google terá suporte para este mesmo trunfo.

O iPhone conecta-se a um satélite de comunicações em órbita e comunica a situação a um centro de dados da Apple. Em seguida, os serviços de emergência são informados desse pedido de socorro, ativando os meios adequados à problemática em causa.

Mais recentemente, também a Huawei adicionou este recurso nos seus Mate 50 Pro, os equipamentos de gama alta e posteriormente aos Huawei P60.

Apple estreou as comunicações de emergência por satélite nos iPhone 14

Android 14 satélite

Entretanto e recentemente ainda, um dos executivos de topo da Samsung, TM Roth, pronunciou-se sobre esta funcionalidade, justificando a sua não inclusão na gama Galaxy S23. Na altura as condições necessárias para tal não estavam ainda preenchidas.

Porém, é razoável esperar esta mesma funcionalidade no Samsung Galaxy S24 e respetivas versões. Até lá, a infraestrutura necessária pode ser disponibilizada, tanto em hardware, como em software. A propósito, a Google deu a conhecer a sua intenção de suportar este tecnologia, em pleno, no Android 14.

Importa frisar que o sistema operativo Android 14 foi formalmente apresentado na conferência Google I/O 2023, atualmente em fase de desenvolvimento. Todavia, até ao final do ano, possivelmente já no próximo trimestre, a versão final será disponibilizada aos fabricantes de dispositivos móveis.

Samsung será uma das primeiras fabricantes a incorporar este recurso

Satellite SMS, Android 14

— Pixel #TeamPixel (@GooglePixelFC) 20 de julho de 2023

Esta conclusão pode ser inferida a partir das publicações da #TeamPixel através da rede social Twitter. Aí, os responsável garantem a presença das comunicações por SMS via satélite na próxima versão do sistema operativo, o supracitado Android 14.

Importa notar, porém, que a #TeamPixel é um clube de fãs dos telemóveis da Google, sem ter qualquer ligação oficial com a própria Google. Com isto em mente, é ainda assim muito razoável contar com este recurso na próxima versão do sistema operativo.

De igual modo, com o hardware a ser preparado por várias fabricantes, contamos também com as comunicações por satélite a marcar presença também na próxima geração de telemóveis Google Pixel.

Próxima geração de smartphones Google Pixel chega em outubro

SMS Satellite will be added to Android, and requires appropriate hardware, it's up to the manufacturer thenPixel and Galaxy will be among the first to have it

— Pixel #TeamPixel (@GooglePixelFC) 20 de julho de 2023

Em todo o caso, a próxima geração destes telemóveis deve ser anunciada oficialmente em outubro. Até lá, contamos com mais fugas de informação que nos permitam confirmar este recurso que pode vir a salvar vidas em casos de emergência.

Note-se que a distribuição do Android 14, o software que compõe este sistema operativo, já suportará nativamente o recurso em apreço. Em simultâneo, temos também novo hardware a ser preparado para capacitar os telemóveis Android de próxima geração.

Dito isto, com ambos os componentes a serem ultimados, é uma questão de tempo até que os primeiros smartphones Samsung Galaxy e Google Pixel suportem plenamente as comunicações por satélite.

🥳 Great News for Galaxy Fans 🥳Android 14 will bring Satellite connectivity features to Galaxy devices (Needs Supported hardware).During launch, only Google Pixel and Galaxy phones will get SMS Satellite connectivity feature..Retweet 🫠 #Samsung#Android14#GalaxyS23 pic.twitter.com/2QRWVH46y3

— Tarun Vats (@tarunvats33) 21 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.