A gama de smartphones iPhone 14 da Apple foi a primeira a trazer as comunicações por satélite, exclusivamente para situações de emergência, para os seus dispositivos móveis. É um precioso recurso de acessibilidade e garantia de comunicações mesmo que o utilizador esteja numa zona sem cobertura de rede móvel. Agora, ficamos a saber que também o Android 14 da Google terá suporte para este mesmo trunfo.
O iPhone conecta-se a um satélite de comunicações em órbita e comunica a situação a um centro de dados da Apple. Em seguida, os serviços de emergência são informados desse pedido de socorro, ativando os meios adequados à problemática em causa.
Mais recentemente, também a Huawei adicionou este recurso nos seus Mate 50 Pro, os equipamentos de gama alta e posteriormente aos Huawei P60.
Apple estreou as comunicações de emergência por satélite nos iPhone 14
Entretanto e recentemente ainda, um dos executivos de topo da Samsung, TM Roth, pronunciou-se sobre esta funcionalidade, justificando a sua não inclusão na gama Galaxy S23. Na altura as condições necessárias para tal não estavam ainda preenchidas.
Porém, é razoável esperar esta mesma funcionalidade no Samsung Galaxy S24 e respetivas versões. Até lá, a infraestrutura necessária pode ser disponibilizada, tanto em hardware, como em software. A propósito, a Google deu a conhecer a sua intenção de suportar este tecnologia, em pleno, no Android 14.
Importa frisar que o sistema operativo Android 14 foi formalmente apresentado na conferência Google I/O 2023, atualmente em fase de desenvolvimento. Todavia, até ao final do ano, possivelmente já no próximo trimestre, a versão final será disponibilizada aos fabricantes de dispositivos móveis.
Samsung será uma das primeiras fabricantes a incorporar este recurso
Esta conclusão pode ser inferida a partir das publicações da #TeamPixel através da rede social Twitter. Aí, os responsável garantem a presença das comunicações por SMS via satélite na próxima versão do sistema operativo, o supracitado Android 14.
Importa notar, porém, que a #TeamPixel é um clube de fãs dos telemóveis da Google, sem ter qualquer ligação oficial com a própria Google. Com isto em mente, é ainda assim muito razoável contar com este recurso na próxima versão do sistema operativo.
De igual modo, com o hardware a ser preparado por várias fabricantes, contamos também com as comunicações por satélite a marcar presença também na próxima geração de telemóveis Google Pixel.
Próxima geração de smartphones Google Pixel chega em outubro
Em todo o caso, a próxima geração destes telemóveis deve ser anunciada oficialmente em outubro. Até lá, contamos com mais fugas de informação que nos permitam confirmar este recurso que pode vir a salvar vidas em casos de emergência.
Note-se que a distribuição do Android 14, o software que compõe este sistema operativo, já suportará nativamente o recurso em apreço. Em simultâneo, temos também novo hardware a ser preparado para capacitar os telemóveis Android de próxima geração.
Dito isto, com ambos os componentes a serem ultimados, é uma questão de tempo até que os primeiros smartphones Samsung Galaxy e Google Pixel suportem plenamente as comunicações por satélite.
Editores 4gnews recomendam: