O Android 14 está prestes a ser lançado para o público na sua versão final e as suas novidades são cada vez mais claras. Aquela que agora ficamos a saber será de grande utilidade para dispositivos com ecrãs maiores, como os smartphones dobráveis ou os tablets.
Em causa, a barra na parte inferior do ecrã que apresenta uma seleção das apps mais utilizadas pelos utilizadores. Com o Android 14, esta voltará a ser uma presença constante no ecrã destes dispositivos.
Barra com as aplicações mais usadas está de regresso no lançamento do Android 14
Esta funcionalidade foi originalmente lançada com o Android 12L. Na altura, o conceito é que esta fosse uma extensão da barra de navegação do Android que pudesse facilitar a transição entre aplicações, ou seja, facilitar o multitasking.
Com o lançamento do Android 13, a Google mudou esta barra para um estado transitório. Isto significa que a barra de aplicações desaparece quando não é necessária, tal como acontece no iPad.
Com o lançamento do Android 14 ainda este verão, a Google voltará a colocar esta barra de forma permanente no inferior do ecrã dos smartphones dobráveis e em tablets. Deste modo, os utilizadores poderão mais facilmente alternar entre as suas aplicações.
A novidade foi descoberta pela publicação Androd Police quando se deparou com a flag “ENABLE_TASKBAR_PINNING” no código-fonte do Android 14 beta. Isto indica que os utilizadores poderão escolher o comportamento que melhor satisfazer as suas necessidades.
Por outras palavras, será dada a liberdade aos utilizadores de escolherem se desejam esta barra em estado persistente ou transitório no fundo do ecrã. Para chegar a esta opção, os utilizadores terão de fazer uma pressão longa na barra de apps para abrir as suas definições.
Para os utilizadores do Samsung Galaxy Z Fold 4, esta opção não será uma novidade. A sul-coreana já disponibiliza esta barra de forma permanente no seu dobrável, mas agora é a vez da Google incluir essa opção nativamente no Android 14.
Editores 4gnews recomendam: