Android 13: novos recursos vão agradar a todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Começam a surgir as primeiras revelações sobre o próximo sistema operativo da Google e, para já, os novos recursos apontados prometem agradar a todos os utilizadores.

Entre as novas funcionalidades apontadas está a aceleração do carregamento de apps de jogos e conexão imediata com as colunas mais próximas do smartphones.

Android 13 traz novos recursos para jogos e música

Circulam já no mundo Web alguns dos recursos que o próximo sistema operativo da Google vai trazer consigo. E as notícias são animadoras. Segundo o analista Mishaal Rahman, o código do Android 13 mostra que este pode acelerar o carregamento das apps de jogos e iniciá-las de uma forma mais rápida. Tal é conseguido através do aumento temporário da frequência da CPU, assim que a aplicação é iniciada.

Boas notícias para os apreciadores de jogos que já não esperar tanto tempo para iniciarem a sua sessão. No entanto, o analista chama atenção para o facto de este recurso não estar disponível em todos os terminais. Parece que apenas os terminais Google Pixel têm este recurso garantido. Mas pode ser que até ao lançamento a Google acrescente mais uns modelos à lista de contemplados.

Também há boas notícias para os utilizadores que gostam de ouvir música alto e bom som. Tudo porque outro dos recursos avançados para o Android 13 é o "clique para transferir". Basicamente, esta funcionalidade transmite conteúdos para as colunas mais próximas do smartphone que sejam compatíveis.

Android 13 vai ser apresentado em maio deste ano

Assim que o smartphone se aproxima de uma coluna compatível, o utilizador recebe uma notificação para permitir a conexão entre ambos ou recusá-la, claro. Outra das funcionalidades também avançadas é a Application Language que vai permitir que os utilizadores instalem idiomas diferentes em cada uma das suas aplicações.

De resto, fala-se também de que será possível alterar a aparência do relógio no ecrã de bloqueio. Saliente-se também que, para já, não são visíveis grandes diferenças entre a interface do Android 12 e Android 13; mas é natural que tal aconteça, uma vez que todas as imagens até agora divulgadas pertencem à versão beta do futuro sistema operativo.

Espera-se que o Android 13 seja apresentado oficialmente na conferência Google I/O, prevista para acontecer em maio deste ano, sendo que a versão estável do sistema operativo deverá ser disponibilizada no segundo semestre de 2022.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt