Android 13? Não, a Google já disse quando chega o Android 14

Bruno Coelho
Comentar

Mais cedo do que o esperado, a Google disponibilizou a versão estável do Android 13 para os primeiros smartphones Pixel durante este mês de agosto. No entanto, outros equipamentos Android ainda terão de esperar algum tempo para receber a mais recente versão do sistema operativo.

Ainda que esta versão só agora tenha começado a chegar no seu estado mais puro aos primeiros equipamentos, a Google já veio a público falar pela primeira vez do próximo passo: o Android 14. A tecnológica de Mountain View revela quando se pode esperar a versão beta desta variante nos Pixel.

Versão Beta do Android 14 chega até abril de 2023

A Google atualizou a página do Programa Android Beta, revelando que vai lançar atualizações da plataforma trimestralmente a partir de setembro de 2022. Estas atualizações chegarão em forma de teste aos equipamentos Pixel.

Por altura do mês de março, a Google revela que os testes ao Android 13 terminam. E aí que será então dado lugar à versão beta do Android 14. Tal como refere o Android Authority, a Google havia anteriormente afirmado que iria ter versões Beta do Android 13 até junho do próximo ano.

Primeira referência da Google ao Android 14
Primeira referência da Google ao Android 14

Com este encurtar do calendário para o Android 13, a Google não quererá ter dois programas Beta a decorrer. Pelo que podemos esperar que a versão Beta do Android 14 chegue, no máximo, em abril de 2023 aos primeiros equipamentos.

Esta cronologia bate certo com o que a Google praticou neste ano de 2022. A versão beta do Android 13 chegou aos Pixel em abril, após a Developer Preview ter chegado aos equipamentos entre fevereiro e março.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.