A Google deu a conhecer as mais recentes estatísticas alusivas à distribuição das versões do seu sistema operativo. Antes mesmo de dar a conhecer oficialmente o Android 14, muito provavelmente na sua conferência anual Google I/O 2023, temos agora uma noção clara da adoção da mais recente versão disponível, o Android 13.
A par desta temos também as informações alusivas às versões prévias, nomeadamente o Android 11 e Android 12, versões com significativa representação. Note-se, mais ainda, que estes dados foram divulgados pela própria empresa, tendo assim cunho oficial.
Android 11 continua a ser a versão mais popular da plataforma em 2023
Recuando a janeiro de 2023 a expressão do Android 13 estava nos meros 5% de quota de mercado. Porém, cerca de quatro meses de pois, esta métrica já duplicou, com cerca de 12,1% de quota de mercado.
São dados animadores que ilustram também os esforços crescentes das fabricantes e programadores em fazer chegar a bom tempo as novas versões de sistema aos respetivos dispositivos móveis como tablets e sobretudo smartphones.
A versão mais popular continua a ser, em pleno 2023, o Android 11 com 23,5% de quota de mercado. Porém, a sua posição desceu um pouco face aos 25% que detinha em janeiro deste ano. Logo em segundo lugar temos o Android 12 com 16,5%, também ele a cair 18,9% face ao início do ano.
Adoção lenta mas gradual do mais recente Android 13 da Google
A lenta adoção da mais recente versão prende-se também com o facto de muitos dispositivos lançados antes de agosto de 2022 ainda não estarem a receber a atualização de sistema. Porém, o seu crescimento será a partir daqui mais sólido e estável.
Em suma, com os dados divulgados pela própria empresa vemos que a nova versão está em crescimento. Tem, contudo, um longo caminho pela frente até que se possa considerar uma das versões dominantes, sendo também notória a fragmentação do sistema.
Editores 4gnews recomendam: