Android 13 ainda tem um longo caminho até ser a versão mais usada no mundo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Android 13 foi oficialmente disponibilizado pela Google no final do verão de 2022, mas continua longe de ser a versão mais utilizada no mundo. Esta é a conclusão que podemos retirar dos mais recentes dados de distribuição deste sistema operativo.

Segundo as métricas agora publicadas, apenas 5,2% de todos os smartphones no mundo utilizam o Android 13. Uma cifra que demonstra um tímido crescimento deste software desde a sua chegada ao mercado.

Android 13 instalado em apenas 5,2% de todos os smartphones

Os dados que nos revelam esta informação podem ser encontrados na plataforma Android Studio. Este é o novo veículo de divulgação dos dados de distribuição do Android, servindo sobretudo de ferramenta de apoio aos programadores.

Android Google

O início de 2023 significa também uma nova atualização para esta hierarquia. Os últimos dados oficiais eram de agosto de 2022, altura em que o Android 13 ainda não figurava nesta hierarquia.

Cinco meses volvidos desde a revelação da versão final do Android 13, notamos que o mesmo chegou a apenas 5,2% de todos os equipamentos Android no mundo. Um ritmo de crescimento que continua a ser muito lento quando comparado com o seu rival iOS.

Marcas como a Samsung, OPPO, Xiaomi e a própria Google estão entre as principais impulsionadoras deste número. O processo de distribuição do Android 13 ainda decorre, portanto, é natural que este valor suba nos próximos meses.

Android 11 permanece como versão mais utilizada

Olhando para o resto desta tabela, concluímos que a versão do Android mais popular no mundo ainda é o Android 11. Lançado em setembro de 2020, este continua a ser o sistema operativo mais utilizado com uma quota de mercado de 24,4%.

Em seguida está o Android 10 com uma quota de mercado de 19,5%. Esta versão é acompanhada de perto pelo Android 12 com uma quota de mercado cifrada nos 18,9%.

Nota ainda para o desaparecimento do Android Jelly Bean que ainda vigorava na última atualização desta tabela. Um sublinhado para o facto de o Android KitKat ainda contabilizar 0,7% dos smartphones Android ativos no globo.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.