Android 12L Beta 2 já disponível para esta lista de smartphones Google

Rui Bacelar
Comentar

Está já disponível a mais recente (2.ª) versão de testes (versão beta) do Android 12L, a atualização dedicada aos smartphones dobráveis, tablets, bem como a outros dispositivos móveis com grande ecrã. Em seguida, damos a conhecer a lista de equipamentos compatíveis, bem como algumas das principais novidades introduzidas nesta versão experimental.

Ainda que o Android 12 tenha sido lançado recentemente pela Google em outubro de 2021, a tecnológica norte-americana tem uma nova tranche de novidades para os seus dispositivos móveis. Um leque de melhorias dedicadas ao nicho dos smartphones dobráveis que também ganham já expressão no mercado.

Chegou a mais recente versão beta do Android 12 para tablets e dobráveis

📣 12L Beta 2 is now available! Try the next beta of the 12L feature drop for large-screen devices. Available today on Pixel and Emulator, and in the coming days on Lenovo Tab P12 Pro. We’re also working to bring 12L to Pixel 6 soon. Release notes → https://t.co/J6A7dgGE4b pic.twitter.com/YrzCgwJd17

— Android Developers (@AndroidDev) 12 de janeiro de 2022

A nova compilação foi anunciada recentemente, com as respetivas notas da versão a catalogar a mesma como atualização incremental para programadores.

Com efeitos, os programadores são desde logo incentivados a dar início aos testes de compatibilidade das suas aplicações, SDK's e bibliotecas, além de também deverem disponibilizar versões compatíveis e complicar aplicações com a API SDK 32 oficial nos casos em que tal se revele necessário.

Importa ainda frisar que chegará uma terceira versão de testes (beta) durante o próximo mês de fevereiro de 2022. Esta será, de acordo com a Google, a última compilação de testes do Android 12 a chegar durante o primeiro trimestre do ano.

Interface de sistema adaptada ao formato dobrável e grandes ecrãs

A desktop-like experience on the go? @microsoft has you covered! After optimizing layouts to include multi-window and multi-instance capabilities, the Outlook, Teams, and Office apps 🌟 shine 🌟 on foldables and tablets. Read how → https://t.co/uPEKoenVYa pic.twitter.com/7Bbdu1dthD

— Android Developers (@AndroidDev) 12 de janeiro de 2022

A primazia dada agora ao grande ecrã era já esperada por parte da tecnológica norte-americana. Aliás, tal como o evidencia a publicação acima, focando-se na produtividade que podemos obter destes dispositivos de maiores dimensões.

Com o novo firmware a partir de agora disponível a Google incorpora a correção de vários erros encontrados na primeira compilação de testes, além de adaptar melhor a UI para o formato dobrável. Isto prepara também o caminho para as próximas melhorias a ser introduzidas com a terceira versão de testes.

Entre as correções e melhorias práticas do Android 12 L está o relógio do ecrã de bloqueio que, até então, apresentava erros de apresentação. Na prática, não aparecia centrado, ou os ícones das aplicações que, por vezes, não eram apresentados.

Lista de smartphones Google compatíveis com o Android 12 L

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.