Android 12 traz suporte crucial à atualização de apps fora da Google Play Store

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O sistema operativo Android sempre primou pela abertura, espírito open-source, com a possibilidade de instalar loja de apps fornecidas por terceiros a ser uma salutar constante. Por outro lado, o processo de instalação, seja por sideload ou APK, não é de todo fácil.

Aliás, para a esmagadora maioria de utilizadores Android a instalação de uma aplicação que não seja feita através da Google Play Store, é, em si, uma realidade diminuta. Assim, só os mais versados na tecnologia o fazem com diverso grau de destreza.

Instalar apps fora da Google Play Store é difícil!

Mais ainda, se instalarmos uma app - não pela Play Store - mas por outra loja, meio ou forma, continua a ser impossível atualizar automaticamente as aplicações instaladas por este meio. É, portanto, mais que uma frustração, mas também um risco de segurança.

Sintetizando, não há uma forma fácil, clara e muito menos automática de atualizar as aplicações que possamos, porventura, instalar por outros meios, formas e canais que não a Google Play Store. Felizmente, com a chegada do Android 12 este cenário melhorará.

A novidade foi agora avançada pela publicação XDA Developers, cujo responsável detetou novos indícios nas compilações do Android 12. Com efeito, a próxima versão do sistema operativo trará uma forma fácil de manter este conteúdo atualizado.

O Android 12 simplificará a atualização de apps instaladas fora da Play Store

O portal XDA Developers encontrou as imagens acima presentes ao estudar o código da mais recente compilação do Android 12, ainda em fase de testes (beta). Vemos assim que para quem instala apps fora da Play Store existirá um novo prompt ou aviso.

A partir daí o utilizador poderá dar ordem de atualização automática a essa aplicação instalada por outra via que não o normal download através da Google Play Store. Será uma das maiores mudanças no sistema nos útlimos para este quesito.

Caso, por exemplo, prefiram usar outra loja de aplicações, após conceder permissões de gestão do armazenamento interno à loja em questão, a mesma poderá assim atualizar de uma só vez a app ou apps instaladas por esse meio.

Será, portanto, uma experiência mais similar à que temos atualmente com a Play Store, em que todas as atualizações podem ser encontradas num só local. E, mais ainda, com um simples pressionar de botão, podemos atualizar todas as apps de uma só vez.

A nova implementação deverá chegar com a versão estável do Android 12, marcando já presença na versão beta.

Editores 4gnews recomendam:

  • Opera GX Mobile: se jogas no smartphone este é o browser perfeito para ti!
  • Huawei MateBook 16: o novo portátil com AMD Ryzen e preço aliciante!
  • Xiaomi Mi MIX Fold: próximo modelo pode colmatar uma das grandes falhas
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.