Android 12: Realme toma decisão atroz com o seu Realme Pad

Rui Bacelar
Comentar

O mercado dos tablets Android passou por um forte período de ressurgimento entre 2020 e 2021, fruto das necessidades emergentes da pandemia COVID-19 e dos novos hábitos de trabalho que daí surgiriam. Com efeito, a Realme seria uma das fabricantes a aproveitar este revivalismo com o seu tablet Realme Pad apresentado em setembro de 2021.

Estamos perante um tablet Android de gama média com excelente relação preço / qualidade a ser lançado pela empresa chinesa sobretudo no seu mercado natal, a China. Todavia, Realme Pad também se encontra disponível na Europa através de algumas plataformas de venda online com preço aproximado de 160 €.

O Realme Pad não será oficialmente atualizado para o Android 12

tablet Android Realme Pad
Os esquemas de cor e design geral do rablet Realme Pad.

Para estupefação nossa e frustração dos utilizadores, a Realme veio agora confirmar que este produto não será atualizado para o Android 12 da Google. Recordamos que este dispositivo foi apresentado em setembro último, utilizando atualmente o sistema operativo Android 11 com a interface Realme UI 2.0.

Além disso, para todos os efeitos o tablet usufruiu de uma boa procura, estando também disponível em Portugal por menos de 199 €, tal como demos a conhecer na 4gnews. Ou seja, este parecia ser o melhor tablet custo / benefício no mercado (e para muitos efeitos continua a sê-lo). Todavia, esta decisão de não o atualizar é francamente reprovável.

A infame confirmação foi feita pela própria Realme no seu fórum oficial. Fê-lo durante uma sessão de Q&A onde especificou que o Realme Pad não receberá o Android 12. Terá, contudo, direito a atualizações de segurança e melhorias de desempenho no decurso da sua vida útil.

O tablet Realme tem especificações suficientes para receber o Android 12

Realme Pad tablet Android
As principais caraterísticas e destaques do tablet Realme Pad.

Em franco contraste com a tendência de mercado, a Realme optou por não fornecer atualizações de sistema a este recente dispositivo móvel. Por outro lado, a Samsung atualizou até o seu Galaxy Tab A7 Lite (2020) com esta versão do sistema operativo.

Em síntese, numa ação deliberada, de intuito não conhecido (seja para poupar recursos, ou por dificuldades na adaptação do Android 12 ao chip MediaTek), a fabricante chinesa privará os seus utilizadores das várias melhorias implementadas pela Google.

Ou seja, nada de design Material You para a interface, reforço da privacidade e segurança com diversas implementações como a Localização Aproximada e um novo sistema de gestão de notificações, entre outras melhorias listadas na página oficial.

Por fim, a Realme não justificou esta decisão no mínimo controversa.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.