Android 12 poderá ajudar-te a poupar imenso espaço no teu smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Diretamente do Android Open Source Project, chega-nos a indicação de uma novidade para o Android que os utilizadores irão adorar. A ideia passa por libertar espaço na memória do smartphone daquelas aplicações que já não usas com frequência.

A funcionalidade está a ser apelidada de "hibernação" e ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento. Segundo o que é agora indicado, a compressão de dados irá além da habitual eliminação dos dados de cache da aplicação hibernada.

Uma app hibernada "por todos" deixará de ocupar tanto espaço no smartphone

Quando um utilizador decide hibernar uma aplicação, os dados em cache da mesma são automaticamente eliminados da memória do smartphone. No entanto, caso todos os utilizadores desse dispositivo tomarem a mesma decisão, o espaço poupado será bem maior.

As linhas de código partilhadas dão a entender que a compressão da aplicação poderá ocorrer ao nível do pacote, ou seja, na sua totalidade. Todavia, este nível de compressão mais alargado apenas se verificará quando todos os utilizadores do equipamento decidirem hibernar essa aplicação.

É aqui que começam a surgir algumas dúvidas relativamente a esta nova funcionalidade. Visto que um smartphone Android é habitualmente usado por apenas um utilizador, questiona-se o que a Google quererá dizer com "todos os utilizadores".

Enquanto se espera por mais dados para percebermos esse ponto, o que mais se destaca é o nível de compressão que a Google prepara para implementar. Pelo que se conhece, tudo aponta para uma drástica redução no espaço ocupado pela app no armazenamento do dispositivo, ainda que ela não seja desinstalada.

Assim, quando o utilizador tiver novamente interesse em usar essa aplicação, ela estará pronta para ser reativada, sem necessidade de ser reinstalada no dispositivo. Isso é o que se depreende do que foi divulgado, mas importa aguardar por mais detalhes.

Quando será disponibilizada esta funcionalidade?

Estando ela ainda numa fase precoce de desenvolvimento, ainda é cedo para sabermos quando é que esta funcionalidade será libertada. Ainda assim, não se coloca de parte o cenário de ela fazer parte da versão final do Android 12, a próxima versão do sistema operativo da Google.

O Android 12 será libertado oficialmente para todos os modelos compatíveis algures no verão de 2021. Até lá, aguardam-se ainda as primeiras versões de teste - que devem chegar em breve - e que nos permitirão conhecer algumas das suas principais novidades.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store começa a apresentar ainda mais detalhes nas listas TOP
  • Honor V40 poderá impressionar ao apresentar-se ideal para jogos com nova tecnologia
  • Samsung Galaxy S21: eis os novos acessórios baratos e bons
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.