Android 12: nova beta traz mudança controversa para as notificações

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Revelado em maio passado, o Android 12 encontra-se em fase terminal do seu período de testes. Em breve, a Google deverá disponibilizar a versão final e estável deste software, por isso, as compilações disponíveis estão muito próximas do resultado final.

A última beta 4 foi disponibilizada recentemente aos utilizadores e traz uma novidade que promete dividir a comunidade. Em causa, está a forma com o Android 12 passou a apresentar as notificações em modo de paisagem.

Google reduziu a informação apresentada pelas notificações na beta 4 do Android 12

Foi a publicação Android Police quem chamou atenção para a recente mudança feita na disposição das notificações na beta 4 do Android 12. Concretamente, a forma como estas estão alinhadas quando o smartphone se encontra em modo de paisagem ou na horizontal.

Nesta compilação, tal como pode ver-se acima, a Google decidiu centrar as notificações. Uma mudança controversa visto que a quantidade de informação fornecida ao utilizador num relance diminuiu.

Até à terceira beta, as notificações eram alinhadas à esquerda, aproveitando melhor o espaço disponível no ecrã com a apresentação de mais informação. Agora, com a sua centralização, essa informação é menor, obrigando o utilizador a ter de abrir esse pop-up.

A parte positiva desta alteração tem que ver com a menor movimentação dos olhos do utilizador. Estando disponível ao centro, o utilizador deixará de ter de percorrer o ecrã todo para ler as notificações recebidas.

Não sabemos se esta alteração é um bug ou se se trata de uma funcionalidade que a Google planeia introduzir no seu sistema operativo. Isso só poderá ser aferido assim que for disponibilizada a próxima compilação do Android 12.

Em todo caso, não devemos julgar esta alteração como sendo uma manobra positiva ou negativa. Esse é um julgamento subjetivo, havendo certamente quem se identifique com esta disposição e quem se revele contra.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android Auto: esta novidade promete poupar-te tempo
  • Oppo prepara o lançamento de nova tecnologia de autenticação biométrica
  • 5 bons smartphones Xiaomi agora mais baratos na Amazon
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.