A Samsung quer acabar o ano de 2021 com uma boa surpresa para (alguns) dos seus utilizadores. Como tal, disponibiliza a atualização com a One UI 4.0 para os smartphones Samsung Galaxy S10 e Galaxy Z Flip, o modelo original do smartphone dobrável.
Em simultâneo, após ter chegado a smartphones como o Galaxy S20, Note 20, Galaxy S21, Galaxy Z Fold 3, e Z Flip 3, o Android 12 chega assim a ambos os modelos. Trata-se de uma atualização geral de sistema com várias melhorias para os dispositivos.
A One UI 4.0 traz o Android 12 para mais smartphones Samsung
Mais ainda, a atualização está em gradual disponibilização para o tablet Galaxy Tab S7 Plus. É, portanto, uma última surpresa este ano para os utilizadores dos três modelos de equipamentos supracitados, sendo ainda contemplado o Galaxy S20 FE.
Note-se também que ainda recentemente esta mesma atualização - One UI 4.0 com o Android 12 - chegou aos terminais Galaxy S20, Galaxy Note 20, bem como ao Galaxy Z Fold 2 num esforço considerável da Samsung em atualizar os seus melhores telefones.
Assim sendo, tal como avança também a publicação SamMobile, assistimos ao continuar da atualização de sistema mais importante dos últimos anos. Traz consigo várias alterações cosméticas - ao aspeto geral do sistema - bem como novas funcionalidades.
Destacamos a nova função RAM Plus para smartphones Samsung
Pragmaticamente, o Android 12 traz a possibilidade de acrescentar até 4 GB aos modelos da Samsung. Trata-se, na prática, de uma expansão de RAM virtual que pode agilizar o desempenho do telefone. É, aliás, uma prática muito comum e antiga nos computadores e mundo da informática.
Na prática, parte do armazenamento interno é alocado (dedicado) à memória RAM. Assim, por exemplo, o sistema vai buscar até 4 GB de memória adicional que funcionarão como RAM. Espaço este que pode depois ser usado para guardar músicas, fotos e demais ficheiros ao ser espaço de armazenamento interno.
Expansão virtual da memória RAM torna-se uma realidade para smartphones Samsung
O efeito prático mais notório será a possibilidade de manter mais aplicações abertas em segundo plano no telefone Samsung em questão. Além disso, também ajudará o telefone a manter-se mais ágil, apesar de não substituir a memória RAM propriamente dita.
Note-se ainda que, por norma, o espaço de armazenamento interno é composto por um tipo de memória mais lenta (leitura / escrita) do que a memória RAM. De qualquer modo, estes boost permitirá tornar o sistema um pouco mais rápido, muito à semelhança do que já era possível fazer nos computadores com sistema operativo Windows - RAM Boost - com uma Pen USB, por exemplo.
A One UI 4.0 é uma atualização geral de sistema
Por outro lado, note-se que não é possível personalizar a quantidade de memória RAM alocada extraordinariamente. Isto é, o utilizador pode apenas ativar ou desativar esta opção e não definir a quantidade de memória a "acrescentar" ao sistema.
Por fim, temos o leque de novidades introduzidas pelo Android 12 da Google. Aqui incluem-se as novas opções de personalização como os Temas Dinâmicos e papéis de parede que espelham a filosofia de design Material You.
Importa notar que a distribuição da atualização é feita via OTA (over the air) de forma gradual e faseada. Ou seja, chegará aos mais variados smartphones Samsung eleitos em diferentes alturas com base na região do dispositivo móvel em questão.
Editores 4gnews recomendam:
- Samsung: o teu próximo smartphone será um dobrável em 2022?
- 6 bons smartwatches para acabar o ano de 2021 em grande
- Xiaomi quer bater Apple e Samsung em smartphones até 2024, eis como o fará