Android 12 Developer Preview 3 já disponível! Eis as novidades e smartphones compatíveis

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google acaba de disponibilizar a terceira versão de testes do Android 12 para os programadores e interessados. É a nova Android 12 Developer Preview 3 antes da apresentação formal desta nova versão do sistema durante a Google I/O 2021.

Chegando como a versão mais trabalhada e completa antes da versão final, podemos encontrar várias melhorias face ao atual Android 11 e muitas novidades já incluídas na 3.ª compilação Developer Preview, versão beta já disponível para alguns smartphones.

A Android 12 Developer Preview 3 está disponível para os Google Pixel desde 2018

Em primeiro lugar sublinhamos que esta versão prévia do sistema está disponível para várias gerações dos smartphones Google Pixel desde os modelos de 2018. Desse modo, todos os utilizadores destes equipamentos poderão já testar as novidades.

A lista de smartphones compatíveis com a Developer Preview 3 do Android 12 inclui os seguintes modelos:

  • Google Pixel 5
  • Google Pixel 4a (5G)
  • Google Pixel 4a
  • Google Pixel 4 XL
  • Google Pixel 4
  • Google Pixel 3a
  • Google Pixel 3 XL
  • Google Pixel 3

A todos os utilizadores destes modelos de smartphones é assim aberta a oportunidade de teste. Os interessados devem aceder à página criada para o efeito, com mais instruções detalhadas sobre o processo de atualização do sistema.

Tal como refere a própria Google, estamos ainda no domínio das versões beta, mais instáveis. Teremos, contudo, uma última versão de testes, já considerada estável com data de chegada prevista para o início de agosto de 2021.

Até lá, as versões Developer Preview não são de todo ideais para uma utilização diária tendo em conta a propensão para a ocorrência de bugs e instabilidades do sistema. É uma compilação destinada sobretudo aos programadores e técnicos.

5 grandes novidades na Android 12 Developer Preview 3 da Google

1. Animação de lançamento de aplicações. Nas palavras da Google "para que a experiência de início de uma aplicação seja mais consistente e atraente". Para tal, no Android 12 teremos uma nova animação predefinida na abertura das apps, desde o lançamento da app, uma janela de Boas-vindas com o ícone da aplicação e uma nova transição.

Os programadores poderão tirar proveito deste recurso e personalizar o mesmo - apelidado de Splash Screen.

2. Novas notificações de chamadas recebidas / efetuadas / selecionadas. Com o intuito de melhorar a visibilidade, bem como a coerência, temos um novo ecrã apelidado de CallStyle. Está disponível para os marcadores / discadores, ou aplicações de chat com videochamadas.

As novas notificações - a partir da barra superior do smartphone - permitem múltiplas ações, algumas predefinidas, outras passíveis de personalização. Poderão, inclusive, ser personalizadas com uma grande imagem do avatar, texto e sugestões.

3. Links da Web reforçados. Partilhar ligações (links) URL's no Android 12 será mais fácil, produtivo e intuitivo. Para o efeito, a Google preparou os Android App Links que, após aprovação do utilizador, podem abrir imediatamente pelo navegador predefinido.

Em qualquer janela de diálogo onde esteja presente um link surgirá essa opção para agilizar a fruição destes conteúdos.

4. Experiência de resposta ao toque mais agradável. O Haptic Feedback ou resposta ao toque será melhorada no Android 12, permitindo tirar mais proveito do motor de vibração presente nos smartphones. Um recurso entregue também aos programadores.

Será possível programar o motor de vibração para emitir diferentes pulsares (feedback vibratório) consoante os cenários em questão, ou efeito predentido. O objetivo é criar um feedback háptico mais informativo, dinâmico e orgânico.

5. Cópias de segurança mais flexíveis. A importância de guardar os nossos dados e informações em cópias de reposição / backup foi tida em conta no Android 12. Para tal, os programadores podem agora estabelecer diferentes regras e comportamentos.

Por exemplo, consoante sejam cópias de segurança na cloud ou na transferência de dispositivo para dispositivo, será possível definir regras de comportamento distintas - podendo ser estipulado que tais cópias serão cifradas, a título de exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus lança gatilhos gaming baratos para Android e iPhone
  • Telegram: cuidado com o novo malware a circular na app de mensagens
  • Este é o smartphone perfeito em 2021, de acordo com a AnTuTu
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.