Android 12 deslumbrará os utilizadores com o design Material You da Google

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Material You é a nova filosofia de design adotada pela Google para a próxima versão do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o Android 12. Agora, com a disponibilização da compilação de testes Android 12 Beta 3 esse design torna-se óbvio.

Esta linguagem de design foi apresentada pela própria Google há cerca de um mês e, até ao final deste ano, pautará grande parte dos smartphones Android em circulação. Algo tão mais verídico para quem utilizar o Pixel Launcher, bem como um smartphone Pixel.

Material You, o novo rosto do Android 12

A mais recente compilação de testes do Android 12 mostra-nos uma profunda integração do Material You em todo o launcher. Isto é particularmente notório nos temas dinâmicos, transparências, bem como na apresentação dos menus e pastas na nova versão.

Assim que o Android 12 chegar aos utilizadores, verão que todo o sistema se apresenta mais dinâmico. Isto é, a apresentação de cores nos menus transparentes e pastas variará consoante o papel de fundo (wallpaper) e outros elementos gráficos visíveis.

Vejam-se, por exemplo, as imagens apresentadas em seguida. Aí, vemos que diferentes imagens de fundo e diferentes zonas dessa mesma imagem de fundo resultarão na apresentação de cores distintas nos menus transparentes. O exemplo, abaixo.

Cores, transparências e aspeto mais sofisticado no Google Launcher

As pastas e menus assumirão cores de fundo distintas consoante a imagem de background, visível nos fundos semitransparentes que aparecem, por exemplo, ao tocar e manter a pressão num ícone ou elemento. No entanto, este dinamismo de cor será mais percetível em alguns papéis de parede que noutros, dependendo muito das cores predominantes.

De qualquer modo, serve o exemplo acima para ilustrar algumas das mudanças a caminho do Android 12. Estas serão mais visíveis no Android puro ou "stock", dependendo posteriormente da implementação e alterações efetuadas pelas fabricantes.

Retenha-se daqui o grande dinamismo de cor e elementos visuais a caminho da próxima versão deste sistema operativo. Terá um aspeto mais pessoal e moderno, sobretudo para quem utilizar o Pixel Launcher e os smartphones Google Pixel.

O Android 12 destaca-se pelo design mais dinâmico e moderno

Em síntese, com a versão Android 12 Beta 3 há um maior destaque dado à comunicação visual e às cores. Elementos que se tornam mais percetíveis num ambiente de Android puro, mas que também chegarão, com mais ou menos adaptações, ao público geral.

Por fim, o Android 12 deve ser disponibilizado globalmente pela Google em meados do próximo mês de agosto. A partir daí será uma questão de tempo até que as demais fabricantes de smartphones o personalizem, adaptem e façam chegar aos seus equipamentos.

Entretanto, temos mais e mais vislumbres do seu aspeto geral, com a linguagem de design Material You a ser realmente uma grande promessa. Note-se ainda que este mesmo design estará presente em todos os elemetos e aplicações do sistema.

Os interessados nas novidades da Google já podem testar as versões beta. Para tal, devem aceder ao portal dedicado, com mais informações sobre o acesso prévio a estas compilações.

Editores 4gnews recomendam:

  • Europa rende-se aos smartphones com 5G perante a lacuna deixada pela Huawei
  • 23 jogos e apps boas demais para serem grátis na Google Play Store
  • Xiaomi disponibiliza a MIUI 12 baseada no Android 12 para estes smartphones
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.